25 de abril de 2024 - 15:55

Governador participa da posse do presidente da Famasul e destaca parceria com agronegócio

Campo Grande (MS) – O Governador Reinaldo Azambuja participou na noite desta sexta-feira (8) da posse do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Maurício Koji Saito. Durante o discurso, Reinaldo parabenizou Saito e destacou a importância do agronegócio e das parcerias do poder público com o setor rural.

“Conheço o trabalho que o Maurício vem desenvolvendo ao longo dos anos e tenho certeza que ele está preparado para assumir uma instituição de peso como a Famasul. Estive em Cuiabá discutindo estratégias de desenvolvimento e os estados do Brasil Central são responsaveis pela maior parte da produção de soja, carne, milho. Hoje estou governador, mas tenho muito orgulho de ser produtor rural. Nosso governo tem compromisso com o setor que alavanca esse país e que tem resultados positivos na balança comercial brasileira”, declarou.

Reinaldo anunciou quatro ações que serão desenvolvidas em parceria com a Famasul: estabelecimento da regulamentação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) Pantanal, criação de um programa para recuperação de pastagens degradadas, programa de apoio e fortalecimento da avicultura e suinocultura e estratégias de irrigação. Também, pediu apoio dos produtores rurais na fiscalização de estradas.

Saito assume o cargo sucedendo Nilton Pickler, que assumiu a entidade interinamente em janeiro, quando o presidente Eduardo Riedel se licenciou para comandar a Secretaria Estadual de Governo e Gestão Estratégica (Segov). Aprovado por 65 votos de um total de 67 sindicatos rurais aptos a votar, o novo presidente da Famasul elencou como maior desafio, dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido.

“Tivemos um trabalho magnífico do Eduardo Riedel. Junto com os integrantes da atual diretoria exerceu uma gestão que é reconhecida por todas as lideranças do setor e que levou a Famasul a ser reconhecida nacionalmente como uma das entidades do setor agropecuário mais atuantes e eficientes do País. Então, posso dizer que meu maior desafio é dar continuidade ao que já foi realizado e, naturalmente, pensar em novos projetos que respondam aos anseios do produtor rural em Mato Grosso do Sul”, declarou.

A chapa encabeçada por Saito é formada também pelo vice-presidente, Nilton Picker, pela diretora secretária, Terezinha de Souza Candido Silva, e pelo diretor financeiro, Luis Alberto Moraes Novaes. O presidente do Sindicato de Amambai, Diogo Peixoto da Luz, e André Ribeiro Bartocci, como 2º e 3º secretários. A tesoureira da Aprosoja/MS, Thais Carbonaro Faleiros, e o presidente do Sindicato Rural de Sidrolândia, Rogério de Menezes, respondem como 2º e 3º tesoureiros. O conselho fiscal é formado pelo atual diretor, Ruy Fachini Filho, pela ex-diretora da Famasul, Maria Lizete Barreto de Menezes Brito, e pelo ex-presidente do Sindicato Rural de Bandeirantes, Janes Bernardino Honório Lyrio.

Presidente

Maurício Saito exerce atividade rural em Mato Grosso do Sul desde 1996 e, mais recentemente, também na região Norte. Ele é graduado em medicina veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), tem pós-graduação em Administração de Empresas Agrárias e Gestão Empresarial e MBA em Gestão Empresarial.

Foi presidente da Coopsema – Cooperativa Agrícola Mista Serra de Maracaju e presidente do Sindicato Rural de Itaporã em duas gestões. Em janeiro do ano passado, Saito assumiu a presidência da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de MS, cargo que deixa agora para assumir a Famasul em um mandato de três anos.

Sistema Famasul

O Sistema Famasul é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS), pelos sindicatos rurais do Estado e uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Fotos: Chico Ribeiro

Fonte: Notícias MS