26 de abril de 2024 - 04:14

Gestoras reforçam empenho nos projetos voltados ao enfrentamentos à violência contra mulheres

Brasília (DF) – Reunião com as gestoras do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher e a ministra da Secretaria Pública de Políticas para Mulheres, Eleonora Minicucci, encerrada ontem (23) em Brasília, reforçou o empenho de todos os entes federativos para prosseguir com projetos como as unidades móveis que atendem mulheres do campo, da floresta e das regiões ribeirinhas; os centros de fronteira seca e a Casa da Mulher Brasileira.

A subsecretária das Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja Roca, participou do evento representando Mato Grosso do Sul e abordou as experiências que estão sendo executadas no Estado, como o projeto Rodas de Conversas que levam informações sobre direitos das Mulheres a órgãos públicos, Centro de Idosos, comunidades quilombolas, entre outros.

O Encontro teve como objetivo compartilhar e avaliar as ações de cada estado para enfrentamento da violência. “Precisamos revisitar o  Pacto e quais os desafios que ele nos coloca, ver aonde nós avançamos e aonde precisamos avançar mais”, destacou a ministra.

As conferências municipais, intermunicipais, estaduais e distrital de Políticas para as Mulheres também esteve na pauta da reunião. “É importante que vocês criem a possibilidade de que todas as mulheres tenham acesso a esses encontros”, disse a ministra, destacando que as conferências abrem as portas para o “fortalecimento da autonomia e empoderamento das mulheres”.

Participaram do evento a secretária e a secretária-ajunta de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da SPM, Aparecida Gonçalves e Aline Yamamoto; a secretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas da SPM, Rose Scalabrin; a coordenadora da Rede de Enfrentamento à Violência, Fernanda Papa; e a coordenadora da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, Ane Cruz, entre outras servidoras da área.

Solange Mori (Assessoria da Vice-Governadoria e Sedhast) com informações da SPM

Fonte: Notícias MS