plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

18 de abril de 2024 - 21:19

Fundesporte, Sejusp e SED capacitam profissionais que atuarão em programa socioesportivo em Uneis

A Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), neste ano, atuará em Unidades Educacionais de Internação (Uneis) do estado com o desenvolvimento de treinamento desportivo. Trata-se do Programa Especial de Esporte e Lazer Inclusivo, que integra o Programa MS Desporto Escolar (Prodesc) – Treinamento Desportivo.

Os profissionais de Educação Física trabalharão com adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de unidades de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas. As modalidades oferecidas serão badminton, ginástica aeróbica, basquetebol, futsal, tênis de mesa, voleibol e xadrez.

Os professores passaram por capacitação on-line nesta quarta-feira (7), realizada em conjunto pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Secretaria de Estado de Educação (SED) e Fundesporte, com participação do diretor-presidente Marcelo Ferreira Miranda e do assessor executivo superior Antonio José Angelo Motti.

O objetivo do curso on-line foi introduzir conhecimentos acerca do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), dos Direitos Humanos voltados ao público infantojuvenil e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). Também foi explicado como funciona o sistema de segurança pública sul-mato-grossense, em especial a Superintendência de Assistência Socioeducativa (SAS), e como é a rotina de uma Unei.

“Buscamos levar a esses profissionais conhecimentos prévios a respeito de medidas socioeducativas, um pouco dos procedimentos operacionais do sistema de segurança pública e como é o dia a dia de uma Unei, para que já cheguem e se integrem rapidamente à equipe das unidades e aos adolescentes”, destacou a superintendente de Assistência Socioeducativa da Sejusp, Tatiana Rezende.

Também participaram da capacitação virtual o coordenador de Políticas Específicas para Educação da SED, Alfredo Anastácio Neto, representando a secretária Maria Cecília Amêndola da Motta; e pela Sejusp, a coordenadora de Medidas Socioeducativas, Simone Grisólia Monteiro; a gestora de esporte da Superintendência de Assistência Socioeducativa (SAS), Gislayne Souza Lima; e o coordenador de Segurança, Guarda e Proteção da SAS, Jair da Costa Carvalho.

Capacitação continua

Os profissionais aprovados pelo Programa Especial de Esporte e Lazer Inclusivo/Prodesc também estão participando da série de capacitação “Jornadas sobre Treinamento Desportivo na Escola”, promovida pela Fundesporte. Ao todo, são oferecidos oito cursos on-line, sempre às segundas-feiras, às 16 horas, no canal oficial da Fundesporte no YouTube.

A programação teve início no dia 5 de abril e segue até 24 de maio. A série aborda ferramentas aplicáveis ao treinamento à distância por meio de aulas virtuais; planejamento básico de treinos; avaliação física para os esportes escolares; técnicas para obtenção de apoio e patrocínio; os desafios da prática desportiva durante a pandemia da Covid-19; organização de competições na escola; e o assédio e demais manifestações de violência no âmbito estudantil-esportivo.

O Prodesc

O Prodesc é desenvolvido pela Fundesporte em parceria com o Núcleo de Esportes (Nesp) da SED e objetiva incentivar a prática esportiva relacionada aos aspectos educacionais e à preparação para a vida em sociedade. O treinamento desportivo em diversas modalidades, coletivas e individuais, é realizado no contraturno das aulas da Rede Estadual de Ensino (REE), atendendo também Uneis, comunidades indígenas e quilombolas.

A finalidade também é identificar potenciais talentos esportivos entre os alunos-atletas. Em 2021, mais de 890 projetos foram aprovados e vão atender instituições de ensino de 62 municípios do estado. Além do Programa Especial de Esporte e Lazer Inclusivo, o Prodesc possui outros projetos vinculados: “Projeto Bom de Bola, Bom na Escola”; Programa Forças do Esporte (Profesp), das Forças Armadas; e Projeto MS Campeões – Treinamento Desportivo.

Lucas Castro – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)

Foto de destaque: Arquivo/Fundesporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *