25 de abril de 2024 - 17:50

Fundect e Educativa 104 divulgam o Patrimônio Histórico e Cultural de MS

Os áudios, com até um minuto de duração, podem ser ouvidos nos intervalos da FM ao longo do dia. Ao todo são 23 programetes, sendo cada um sobre determinado patrimônio sul-mato-grossense, que inclui a Estação Ferroviária de Campo Grande, Casario do Porto de Corumbá, Usina Açucareira Santo Antônio em Miranda e o tereré de Ponta Porã.

O levantamento foi realizado por meio de pesquisas de mestrado e doutorado financiadas pela Fundect, fundação vinculada à Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei).

Marcelo Turine, diretor-presidente da Fundect, explica que a pesquisa contribui para fundamentar ações que desencadeiam a valorização e incentivam a educação patrimonial. “É papel da Ciência, Tecnologia e Inovação apresentar e envolver a comunidade na gestão do patrimônio, pelo qual ela também é responsável, levando-a a apropriar-se e a usufruir dos bens e valores que o constituem”.

Para o secretário Athayde Nery, dar visibilidade ao conjunto de bens arquitetônicos e culturais “é termos a consciência que todo patrimônio material e imaterial guarda a nossa razão de existir, de onde viemos, o que nós somos e o que nós seremos”. Nery ressalta, ainda, a importância do reconhecimento de toda a população: “Acredito que se conseguirmos passar nossa consciência à respeito da preservação, do amor a nossa história vamos fazer com que as gerações sejam mais generosas com aqueles que nos antecederam e deixaram para nós. Acho que esse é um desafio”.

Patrimônio

Os bens registrados nas esferas estadual e federal são o 4°Batalhão PM de Ponta Porã, prédio do Quartel-General da 9ª Região Militar de Campo Grande, Casa do Artesão de Campo Grande, Igreja São Benedito comunidade Tia Eva, Complexo Ferroviário da Rede Noroeste do Brasil e Sítios históricos (de Três lagoas à Corumbá), Casa de Cultura Luiz Albuquerque (Ila), Acervo de artes plásticas da artista Lydia Baís, Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado, Loja Maçônica Oriente Maracaju em Capo Grande, Usina Açucareira Santo Antônio em Miranda, Gruta do Lago Azul, Gruta de Nossa Senhora Aparecida, Casario do Porto em Corumbá, Forte de Coimbra, Forte Junqueira, Base Fluvial de Ladário, Banho de São João de Corumbá, Cerâmica Terena, Tereré de Ponta Porã e Viola de Cocho. Os programetes podem ser acessados no site da Fundect (www.fundect.ms.gov.br) para serem ouvidos.

Imagem: Bruno Araújo

Texto: Luciana Gabas – Fundect