plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

20 de abril de 2024 - 08:55

Fundação de Cultura divulga selecionados para o curso de documentário MS em Imagens e Sons

De 138 inscrições foram selecionados 38 participantes e convidados 5 indígenas Guarani-Kaiowá 

Campo Grande (MS) – A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) divulgou hoje (15), os selecionados para realizarem de forma gratuita o II curso de documentário: MS em Imagens e Sons, promovido pelo Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul (MIS), em parceria com a TVE Cultura MS.

No total foram recebidas 138 inscrições, sendo selecionados 38 participantes e convidados 5 indígenas Guarani-Kaiowá para iniciarem a primeira etapa do curso com aulas a partir da próxima quarta-feira (20), às 19h, de forma online. Todos os selecionados receberão um email confirmando a inscrição e informando o calendário de aulas.

O curso será ministrado por Marinete Pinheiro (coordenadora do MIS) e Carlos Diehl (produtor executivo da TVE Cultura MS) e tem por objetivo produzir filmes documentários utilizando material de arquivo/acervo do MIS e da TVE, incentivando também os participantes a aproveitarem seus arquivos pessoais,  usufruindo da estrutura da TVE para edição dos vídeos, e a exibição dos trabalhos entrará na programação da TVE Cultura MS.

“O processo de seleção foi muito difícil, pois, o nível dos inscritos estava muito alto, muitas pessoas capacitadas, pesquisadores, professores, profissionais de comunicação, além de estudantes e do público em geral. Procuramos mesclar diversos perfis, tanto etário, quanto de formação e nível de conhecimento prático na área para sermos o mais democrático possível. Um dos fatores decisivos foi a proposta de história que o aluno gostaria de contar, que deveria se aproximar da proposta do curso, que é partir da vivência pessoal para poder falar sobre a realidade regional. Infelizmente devido ao alto número de inscritos, muitas propostas boas ficaram de fora, mas temos certeza que as pessoas selecionadas serão difusoras do conteúdo, como já aconteceu na primeira edição do curso”, comenta Carlos Diehl.

“Fizemos o convite a cinco jovens indígenas para participarem das aulas teóricas, pois estão em processo de aprendizagem e realização onde vivem nas aldeias no interior do estado, e com o acesso a internet elas podem participar.  Com isso queremos incentivar a participação feminina no audiovisual, e principalmente, reforçar a proposta de que cada um deve filmar e documentar “sua rua, sua aldeia, sua realidade”, explica Marinete Pinheiro.

O curso de documentário MS em Imagens e Sons é fruto do Prêmio Darcy Ribeiro do Instituto Brasileiro de Museu (IBRAM) recebido nesse ano pelo Museu da Imagem e do Som pela ação educativa desenvolvida em 2017 que foi o curso de documentário MS 40 anos em Hist​ó​rias Cinematográficas.

Relação dos selecionados:

  1. Aline Correa Antonini
  2. Ângela Miracema
  3. Alyson Matheus
  4. Álvaro Banducci Jr.
  5. Bruna Leticia Nunes Viana
  6. Beatriz Bogarim
  7. Celso Higa
  8. Cleverson de Oliveira
  9. Débora Alves
  10. Eliene Smith
  11. Diogo do Espírito Santo
  12. Fernando de Almeida Loureiro
  13. Fernando Hassessian
  14. Geiciane Feitosa de Souza
  15. Guilherme Cavalcante
  16. Henrique Seiko Arakaki
  17. Jacy Curado
  18. Karen Freitas
  19. Lucas Myhaira dos Santos
  20. Luciana Scanoni
  21. Lidiane K. Borges
  22. Maria Gabriela Souza Dias
  23. Marcelle Saboya
  24. Maristela Benites
  25. Matheus Loureiro
  26. Márcio José Dantas
  27. Nicoly Vargas
  28. Raylson Chaves
  29. Rhaony de Aquino Barreto
  30. Romilda Pizani
  31. Sheila Azevedo
  32. Sandra Freitas
  33. Simone Mamede
  34. Thays Regina Biehl
  35. Thauanny Maíra dos Santos
  36. Vagner dos Santos
  37. Vitor Zan
  38. Willyam Stevan Nicolay

 

Relação dos indígenas convidadas:

1.Daniela Jorge João

2.Geminiana Barbosa

3.Lunici Barbosa Pedro

4.Vanderlei Rocha

5.Rosicleide Vilhalva

Contatos para a Imprensa

Marinete Pinheiro: 99272-2906
Carlos Diehl: 98409-7178

Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul- FCMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *