plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

24 de abril de 2024 - 18:26

Filme sul-mato-grossense é destaque na 17ª Mostra de Cinema de Ouro Preto

A 17ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto será realizada presencialmente na cidade histórica entre os dias 22 e 27 de junho. O único festival de cinema brasileiro dedicado a tratar o audiovisual como patrimônio e a oferecer estrutura de programação focada em preservação, história e educação, contará nesta edição com um filme de Mato Grosso do Sul: o documentário Yvy Reñoi – Semente da Terrada Ascuri (Associação Cultural de Realizadores Indígenas). Ele será exibido na Sessão Curtas e Médias da Mostra Histórica, no sábado (dia 25 de junho), às 16h.

Informações sobre o filme

O documentário Yvy Reñoi – Semente da Terra retrata a tensão entre indígenas e fazendeiros em Mato Grosso do Sul. Em uma terra localizada a  279 quilômetros de Campo Grande, fazendeiros da região formaram uma milícia armada e atacaram as retomadas Kaiowá e Guarani de Tei’ykue. O resultado foi a morte do agente de saúde Clodiodi Aquileu Rodrigues de Souza, uma criança atingida na barriga com munição letal e vários professores feridos com bala de borracha.

CineOP – Serão seis dias de programação intensa e gratuita com todas as manifestações da arte e o público podendo novamente assistir aos filmes na sala de cinema e na praça, participar de debates, masterclasses internacionais, rodas de conversas, oficinas, Mostrinha, sessões de cine-escola, lançamento de livros, exposição, atrações artísticas e várias outras atividades em dois espaços – Centro de Artes e Convenções e a Praça Tiradentes, sempre com entrada gratuita.

A programação completa da 17ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, com todos os filmes, informações, datas de exibição e outros destaques está disponível no site www.cineop.com.br

Ficha técnica – Yvy Reñoi – Semente da Terra

Documentário | Colorido | Digital | 15 min | 2019 | MS

Direção: Ascuri (Associação Cultural de Realizadores Indígenas)

Classificação: Livre

Etnia: Guarani Kaiowá

Produzido e Dirigido coletivamente: Ascuri (Associação Cultural de Realizadores Indígenas)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *