26 de julho de 2024 - 23:21

FIB 2017 é lançado em Bonito com destaque para regionalização de atrações

Equipe de trabalho da Secretaria de Cultura e Cidadania, prefeito Odilson, Secretário Athayde e Secretaria de Educação e Cultura de Bonito, Rosely Gambim (Jabuty)

Duas semanas após o lançamento oficial da 18ª edição do Festival de Inverno de Bonito pelo governador Reinaldo Azambuja, uma cerimônia no município, na noite desta quinta-feira (6) iniciou a contagem regressiva para o evento, que acontece entre os dias 27 e 30 deste mês.

Com a presença do secretário de Estado de Cultura e Cidadania, Athayde Nery, do prefeito Odilson Soares e representantes dos diversos setores do turismo de Bonito, a cerimônia foi em clima de festa, com direito a degustação de alguns pratos que farão parte da mostra gastronômica e música ao vivo com artistas da cidade, que se apresentam na última noite do Festival com o Show Canta Bonito.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Mato Grosso do Sul (Abrasel) Juliano Wertheimer, destacou a importância da mostra gastronomia nesta edição, que segundo ele, não apenas inclui o setor diretamente no evento, como também é uma forma de reforçar a cultura de Bonito do MS. “A gente entende que dentro de um festival de Cultura, um dos motores, dos pilares é a gastronomia. A comida diz muito sobre cada povo e é na mesa dos bares e restaurantes que a gente compartilha momentos de confraternização e amizade”, afirma.

Ainda segundo ele, dos 24 associados, 22 irão apresentar pratos preparados exclusivamente para o Festival. “O cardápio foi pensado para contemplar nossa cultura, esses 40 anos de MS. Não pratos rotineiros, foram montados em conjunto, entre a Abrasel e o restaurante”, detalha.

Cerimônia contou com presença de representantes do diversos setores do trade turístico (Alvaro)

Já o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Contur) Cícero Ramos Peralta mencionou a expectativa do trade turístico com o FIB. “As reservas já estão sendo feitas, alguns hotéis nem tem mais vagas e isso é muito positivo. O Festival é um evento importantíssimo para nossa economia e se não fosse realizado, ainda mais em um ano de movimento menor como este, iria impactar muito todos os setores da nossa cidade”, explica.

Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) também destacou a regionalidade do evento, afirmando que ‘nem lamenta tanto a ausência de artistas nacionais, porque a programação está tão repleta de artistas de peso do próprio Estado’. “E a gente sabe que cada vez mais os turistas estão atrás disso, o que é da casa, a cultura do povo, atrai muito”.

Prefeito Odilson parabeniza secretário pela realização do evento (Jabuty)

O prefeito Odilson Soares frisou a expansão de atividades, que neste ano abrange os distritos Águas do Miranda e Guaicurus, além do bairro Marambaia e a utilização do Centro de Múltiplo Uso (CMU) para interação direta entre estudantes e artistas. “Esse ano teremos um festival ainda mais brilhante, porque nunca na história do evento, ele saiu da cidade, e este ano vai proporcionar lazer e diversão para os moradores dos nossos distritos, que talvez nunca tenham tido a oportunidade de contemplar um evento como este”.

O secretário Athayde finalizou os discursos afirmando que ‘o Festival de Inverno de Bonito já ultrapassou as fronteiras do município é hoje é um evento do Estado, do Brasil, mas que este ano será protagonizado por quem é de direito, os bonitenses’. “Esse é um modelo que estamos trabalhando para dar certo em Bonito e queremos expandir para todos os festivais de MS. A festa acontece aqui, então o FIB não pode ser uma nave que pousa aqui e depois vai embora, sem ter a participação dos moradores, sem realmente ser da cidade”, concluiu.

Ainda no evento, o  Secretário Athayde  apresentou  a equipe  de trabalho da Secretaria de Cultura e Cidadania e que será coordenada pelo secretário-Adjunto  Tomaz Escrivano (o Ramos) e conta na organização com Rodrigo Teixeira, Jerry Espindola, Matheus Dauzacker, professora Loiva Heidecke Schiavo que  atuará na organização das  oficinas e eventos  do FIB,   Albino Jr Rodrigues (produção áudio visual), o professor universitário José Francisco Ferrari (O Zito),  produtor  Gustavo de Arruda Castelo ( Cegonha) entre outros.

Participaram também da cerimônia de lançamento do FIB 2017 em Bonito Alexandre Frediche, presidente da Abrasel em Bonito; os secretários municipais de Turismo, Augusto Mariano; Educação e Cultura, Rosely Gambim; Assistência Social, Ilza Soares; Saúde, Nivaldo Inácio Caneiro e de Governo, Terezinha Braga; a presidente da Câmara de Bonito Lúcia Miranda; o tenente-coronel da PM de Bonito, Luciano Espíndola e toda a equipe de organização do Estado.

O Fib 2017 será realizado de 27 a 30 de julho e fará parte das comemorações dos 40 anos de criação do Estado de Mato Grosso do Sul trazendo muitas novidades entre suas atrações.

Serão 149 atrações, sendo 130 dela de Mato Grosso do Sul. Ao todo, são 32 oficinas e cursos, 20 atrações de arte cênicas e 16 atrações musicais, dividas em 17 horas diárias de programação, das 9h ás 2 horas.

Jads e Jadson, Karol Conka, Ney Mato Grosso e Gabriel Sater fazem as apresentações principais. Marcelo Loureiro, Alzira e Tetê Espínola, Beth e Betinha, Dino Rocha e Renato Tulux completam a programação musical.

Banda Municipal apresentou hino nacional na abertura da cerimônia (Jabuty)
Kalu deu uma ‘palinha’ de como será o Show Canta Bonito (Álvaro)