Festival do Chamamé começa nesta 4ª-feira com transmissão da TVE Cultura e Educativa 104.7 FM

Compartilhe:

Festival será realizado na Praça do Rádio e no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. (Imagem: Divulgação)
Festival será realizado na Praça do Rádio e no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. (Imagem: Divulgação)

Será aberto nesta quarta-feira (19) o 2º Festival Cultural do Chamamé de Mato Grosso do Sul, que promete trazer a Campo Grande músicos e estudiosos do estilo da Argentina, Brasil e Paraguai. As atividades serão realizadas na praça do Rádio Clube, no Centro da Capital, com entrada gratuita. O Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo e a OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional de Mato Grosso do Sul) também cedem espaços para a o festival, que terá parte de sua programação transmitida pela TVE Cultura, Educativa 104.7 FM e o Portal da Educativa.

“O papel das emissoras públicas é de dar visibilidade à gente, à história e à cultura do povo no qual estão inseridas. E Mato Grosso do Sul possui uma relação muito íntima com o chamamé, graças às origens de seu povo. Usar a TVE Cultura, a Educativa 104.7 FM e o Portal da Educativa para levar essa manifestação cultural a outros cantos do Estado, do Brasil e do mundo é uma satisfação imensa”, afirmou o diretor-presidente da Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul), Bosco Martins.

Detalhes sobre a transmissão do festival foram finalizados na manhã desta terça-feira (18), em reunião da produção da TVE Cultura com representantes da Fundação de Cultura do Estado. Além de reportagens especiais, a programação terá parte dos shows transmitidas ao vivo na programação da TVE Cultura e pelo programa Hora do Chamamé, apresentado por Orivaldo Mengual na Educativa 104.7 FM. O Portal da Educativa, que serve de plataforma online para as duas emissoras, também transmitirá conteúdo por meio da fan page na rede social Facebook.

O evento é organizado pelo Instituto Cultural Chamamé MS. Inicialmente, o festival teria suas atividades conduzidas no Parque das Nações Indígenas, porém, foi transferido para a Praça do Rádio, o que permitirá acesso mais fácil por parte da população à programação do evento.

Reunião fechou detalhes sobre a transmissão do festival pelas integrantes da Fertel. (Foto: Pedro Amaral)
Reunião fechou detalhes sobre a transmissão do festival pelas integrantes da Fertel. (Foto: Pedro Amaral)

Programe-se, compareça ou sintonize

A abertura do Festival Cultural do Chamamé acontece nesta quarta, Dia Estadual do Chamamé, no auditório da OAB-MS, na avenida Mato Grosso, 4.682, a partir das 13h30. A Embajada de Villa Guilhermina (da província de Santa Fé, na Argentina) participa da solenidade, que terá ainda a Pareja Campeona del Chamamé 2017 e Rosana Cortez y Sebastian Vera Coronel.

Durante o evento de abertura, ainda será apesentado o quadro argumental “Villa Guilhermina, historia, presente y futuro”, o livro “Ricardo Visconti Vallejos, la leyenda de A Villa Guillermina”, de Gustavo Toranzo, e apresentada a obra literária de Roberto Villalba, presidente do Centro Cultural Siete Corrientes, da Argentina.

Já a programação na Praça do Rádio começa às 16h, com uma feira gastronômica. Uma hora depois, acontece a abertura do evento com transmissão pelo A Hora do Chamamé. A TVE Cultura inicia seus trabalhos ao vivo do local a partir das 21h15, depois do Jornal da Cultura.

Na quinta-feira (20), a programação será transmitida pela TV a partir das 17h, com apresentações da Villa Guillermina. Na sexta (21), às 8h30, acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo o Seminário Internacional do Chamamé.

No mesmo local, a partir das 17h, o programa A Hora do Chamamé abre a Noite de Gala, com lançamento do livro “Zé Corrêa, o Rei do Chamamé – Precursor do Chamamé MS”, de Márcio Guimarães Barbosa, bem como um tributo a Zé Corrêa –a transmissão da TVE Cultura começa às 21h30.

Durante o sábado (22), todas as atividades do Festival do Chamamé serão realizadas na Praça do Rádio, das 8h às 22h30. Você poderá acompanhar as apresentações do local das 9h30 às 11h30 pela TVE Cultura, ao vivo.

A Feira Gastronômica da Fronteira abre às 8h de domingo (23) o último dia do evento, que no mesmo horário realiza o Concurso de Dança coordenado pela Fundação do Esporte de Mato Grosso do Sul. A programação no local será transmitida na TVE Cultura a partir das 15h50. Já os últimos momentos do festival estarão disponíveis no Facebook do Portal da Educativa.

Mais detalhes sobre o festival podem ser obtidos na página http://www.chamamems.com.br. Confira a programação do evento clicando aqui e aqui.


Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *