28 de março de 2024 - 18:28

FCMS abre turma de Curso Gratuito de Fotografia para Câmera

O Museu da Imagem e do Som, unidade daFundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, realiza de 11 a 13 de abril, das 14 às 17 horas, o Curso de Fotografia: Semi/Pro e Mirroless. As aulas são ministradas pelo professor e fotógrafo Alexandre Sogabe e são gratuitas. São ao todo 20 vagas abertas a maiores de 12 anos.

As inscrições devem ser realizadas no site  a partir de quarta-feira (5 de abril), às 10 horas.

O curso tem por objetivo introduzir sobre uso de câmeras profissionais e semiprofissionais, tendo por conteúdo o uso dos modos de prioridade de abertura e de exposição, modo automático e manual. Também aborda controle do diafragma e representação da profundidade de campo, controle do obturador para representação do movimento e noções de fotometria e compensação de exposição.

O curso de Fotografia é dividido em quatro partes: “Câmera de Celular”, já realizado em março; “Semi e Pro”, agora em abril; “Edição” em maio e “Iluminação e redes sociais” em junho. As etapas são desenvolvidas de maneira independente, sendo que o participante pode optar por realizar somente aqueles conteúdos que têm interesse sem prejuízo de aprendizagem.

O curso foi desenvolvido a partir de experiências do ministrante no ensino de fotografia desde 2008 e tem por objetivo introduzir o participante nos princípios da arte da fotografia.

Alexandre Sogabe é mestre em Estudos de Linguagens, desenvolveu o Curso Técnico em Processos Fotográficos (2015) para o Senac e coordenou o três Concursos de Fotografias Patrimônio Histórico e Cultural de MS – Nossa Identidade (2012, 2013 e 2014). Foi professor de fotografia em Publicidade e Propaganda na Anhanguera (2010 e 2015) e de pós-graduação na Novoeste (2017-2019). Atualmente coordena o Museu da Imagem e do Som.

Serviço

Os inscritos deverão trazer câmeras semi/pro ou mirroless. O curso ocorrerá no Museu da Imagem e do Som de MS, que está localizado na Avenida Fernando Corre da Costa, 559, 3º andar. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3316-9178 ou pelo e-mail mismseducativo@gmail.com .