Exposição Do-Re-MIS Mulheres na Música traz 100 artistas de MS para comemorar o 8 de março

Compartilhe:

O Museu da Imagem e do Som celebra o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, com a exposição Dó-Ré-Mis Mulheres na Música de MS, que agora conta com 100 mulheres incluídas na plataforma. A exposição é uma parceria do MIS com o Curso de Artes Visuais da UFMS.

O objetivo é homenagear as mulheres que atuam na música em Mato Grosso do Sul, enfatizando a responsabilidade e a missão do Museu em divulgar e preservar o som, além da imagem.

Alcançados o número de 100 artistas mulheres na plataforma o MIS quer nesta data reavivar o trabalho com massiva divulgação para que mais pessoas conheçam o trabalho de pesquisa desenvolvido pelo Museu e o trabalho das talentosas artistas de MS nas suas mais diversas vertentes.

O projeto surgiu a partir da disciplina de Estágio Obrigatório em Artes Visuais em espaços de Educação não formal do Curso de Licenciatura em Artes Visuais (FAALC-UFMS), a partir da qual as acadêmicas Amanda Mamede e Maria Carolina Rodrigues, sob a orientação da Professora Dra. Simone Rocha de Abreu, realizaram reflexões sobre educação no Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul.

Destas reflexões nasceu a curadoria, desenvolvida em parceria com os profissionais do museu, da exposição Online Dó-Ré-MIS Mulheres na Música de MS com o intuito de difundir, ampliar e repensar a exposição Dó-Ré-MIS Mulheres Cantoras de MS, que está suspensa por tempo indeterminado devido ao atual cenário da covid-19 e a necessidade do distanciamento social. O projeto iniciou com 69 cantoras e atualmente conta com 100.

A plataforma da exposição é o Tumblr, que possibilita o acesso normal independente da pessoa possuir ou não uma conta nessa plataforma. “A exposição foi pensada para exibir o trabalho das artistas e um pouco de suas histórias com a música, então é uma exposição recheada de músicas e clipes e de minibiografias. A exposição Dó-Ré-MIS Mulheres na Música de MS foi levada para plataforma digital por conta da pandemia, porém nos possibilitou essa maior dinamicidade da exposição, se transformou em uma exposição mais interativa por você pode clicar nas músicas e ouvir o trabalho das artistas, além de acesso a hiperlinks para as redes sociais delas e para entrevistas, reportagens e lives, algo que seria mais difícil de se realizar dentro do espaço físico do museu”, explica a estagiária voluntária do MIS e participante do projeto, Maria Carolina Rodrigues.

Maria acrescenta que a realização da exposição online proporcionou um alcance de público variado, pessoas de diversos lugares do país e do mundo podem ter acesso à exposição. “Isso é muito positivo, hoje estamos com quase mil visitas à exposição.

A exposição já existia fisicamente antes da quarentena e Maria Carolina e sua amiga Amanda Mamede trouxeram para o formato online por meio de uma disciplina de estágio do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFMS. “Atualmente somente eu permaneço trabalhando com a exposição. E logo no começo desse trabalho a Marinete sempre falou que o museu tinha muito interesse em fazer um material que pesquisasse sobre as artistas do Estado de MS porque era um material que ainda não existia, e durante a pesquisa fomos conhecendo diversas mulheres incríveis e suas histórias. Foi quando comecei a entender e ressaltar como era importante que as pessoas tivessem acesso aos trabalhos musicais e às histórias dessas mulheres”, ressalta Maria Carolina.

A coordenadora do Museu da Imagem e do Som, Marinete Pinheiro, afirma que para o MIS é realmente gratificante trazer um número tão significativo de mulheres que se dedicam a música no nosso Estado. “Ao homenageá-las e dar acessibilidade ao público para que conheçam o canto e o encanto de tantos talentos, reforçamos assim nossa missão de preservar a memória e difundir a arte sonora. Queremos ainda agradecer a parceria com a UFMS e o empenho das professoras envolvidas e da acadêmicas que foram a fundo e de forma criativa expandiram nossa exposição Dó-Ré-MIS.

Para conhecer nossas mulheres cantoras e musicistas maravilhosas basta acessar a plataforma https://mulheresnamusicadems.tumblr.com

 


Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *