9 de maio de 2024 - 10:49

Exposição de fotojornalismo e a prorrogação da vacina contra pólio e sarampo foram temas do Bom Dia Campo Grande

Figueiredo, ao centro, e Maniei deram detalhes sobre mostra a ser aberta nesta quinta-feira na sede da Fertel. (Foto: Júlia Torrecilha)
Figueiredo, ao centro, e Manieri deram detalhes sobre mostra a ser aberta nesta quarta-feira na sede da Fertel. (Foto: Júlia Torrecilha)

“Olhares da Notícia” é o nome da mostra que será aberta nesta quarta-feira (5) no Espaço Cultural Aldo Olarte de Souza, na sede da Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande. Os fotógrafos Valentim Manieri, Nilson Figueiredo e Roberto Higa apresentam um apanhado do vasto acervo que possuem de imagens que marcaram a história da Capital e do Estado.

Dois dos autores da exposição, Valentim e Nilson, foram entrevistados no programa Bom Dia Campo Grande, da Educativa 104.7 FM. Eles contaram um pouco da experiência acumulada em mais de 40 anos de fotojornalismo.

“Comecei a fazer fotografias como hobby e depois é que virou profissão. Tenho muito história para contar, se fosse escritor acho que daria uns dois livros. Cobri muitos eventos, casamentos e matérias jornalísticas. Acredito que a tecnologia digital veio para nos atrapalhar, agora qualquer um vira fotógrafo”, desabafou Figueiredo.

Manieri endossou o argumento do colega. “A digitalização permite que se tire uma grande quantidade de fotos, mas de pouca qualidade”. O profissional acredita que “no mundo de hoje esquece-se a memória, enquanto os arquivos contam a história e os fatos relevantes de Campo Grande”, considerou.

Valentim deu uma dica do que o público vai encontrar na mostra. “Separei um material bem diversificado de fotojornalismo, que inclui colegas da imprensa, e alguns acontecimentos que marcaram a cidade”, adiantou.

A Exposição Olhares da Notícia será aberta em 5 de setembro, às 19h30, no Espaço Cultural Aldo Ferreira de Souza (na avenida Desembargador Leão Neto do Carmo, s/n, Parque dos Poderes). A visitação é gratuita.

Pólio e sarampo

O Bom Dia Campo Grande também contou com a entrevista da Coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Mariah Barros. Ela falou sobre a prorrogação da campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite, estendida até 14 de setembro.

“A campanha foi prorrogada nas capitais onde não se atingiu a meta do Ministério da Saúde, que é de 95% de imunização do público-alvo (crianças na faixa etária de um ano à menores de cinco anos). Campo Grande alcançou 80% da meta, por isso é importante que os pais levem seus filhos aos postos de vacinação. Não podemos permitir que doenças graves e de fácil transmissão voltem a circular no país por causa das fake news, as notícias falsas que dizem que as vacinas fazem mal à saúde, devemos confiar no Programa Nacional de Imunização”, alertou Mariah.

A Coordenadora Municipal de Vigilância Epidemiológica confirmou a existência de cinco casos suspeitos de sarampo na Capital, reforçando a necessidade da adesão das famílias à imunização dos pequenos. “Estamos disponibilizando dois tipos de vacina, uma delas é para as crianças que são alérgicas à lactose”, informou.

Foram confirmados 1.553 casos de sarampo no país até o dia 28 de agosto. Os estados do Amazonas e Roraima enfrentam surtos da doença, no primeiro já são 1.211 casos confirmados, e no segundo já somam 300 os casos notificados.

A campanha contra poliomielite imunizou em Mato Grosso do Sul, até agora, 140.142 crianças e a de sarampo 139.635 crianças.

Sintonize – O Bom Dia Campo Grande vai ao ar na Educativa 104.7 FM  de segunda à sexta-feira, das 7h às 8h, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa, na aba Ouça a Rádio.

A produção é de Rose Rodrigues e Allisson Ishy, com apresentação de Maristela Cantadori, Bosco Martins e Anderson Barão. O ouvinte pode participar por meio do WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail bomdiacampogrande2018@gmail.com, enviando sugestões, críticas ou comentários.