plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

26 de abril de 2024 - 19:51

Exército valida sistema nacional de comunicações na torre da TVE

Oficiais de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército e técnicos inspecionaram equipamentos de transmissão e recepção de dados via satélite e validaram a operação do “sítio” do Sistema Nacional de Comunicações Críticas (SISNACC) na torre da TV Educativa. Mato Grosso do Sul é o primeiro estado onde o Exército Brasileiro realiza o projeto piloto da nova plataforma de telecomunicação.

O diretor-presidente da RTVE, jornalista Bosco Martins, junto com o coordenador técnico-operacional César Roriz e o engenheiro Laucídio Nogueira, acompanhou a inspeção, supervisionada pelo coronel Klauss Erich Klein, que cuida do projeto do Sisfron no Comando Militar do Oeste (CMO), e pelo tenente-coronel André Ferreira da Fonseca, chefe do Escritório de Gestão e Projetos do 9º Batalhão de Comunicações (9º B Com).

DSC00102
Inspeção de militares e técnicos da Motorola durou cerca de 1h e verificou integração de sistemas

Além de militares do CMO e do Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica, sediado em Brasília, participaram da visita técnica Adriano Motta, Luis Henrique Gallo e Rogério Ferrare, respectivamente gerentes de Projetos e de Contrato da Motorola.

Por meio de acordo de cooperação mútua, assinado em fevereiro pelo diretor-presidente da RTVE, jornalista Bosco Martins, e o comandante do 9º B Com, coronel Ronaldo Barbosa da Silveira, a torre da TV Educativa passa a ser um dos três suportes do SISNACC em Mato Grosso do Sul.

DSC00081
Militares querem assinar novo acordo para aproveitamento da estrutura de comunicação do sistema de telecomunicação do Estado

Desenvolvido pelo Exército, o projeto integra os sistemas de comunicação e telecomunicações, culminando com a implementação da banda larga de quarta geração, que será disponibilizada ao setor privado e instituições públicas, como agências reguladoras, Forças Armadas, Polícias Militar e Civil, Defesa Civil e Infraestrutura e logística.

O SISNACC será também uma espécie de “guarda-chuva” do Sisfron e vai disponibilizar faixas de radiofrequência em pelo menos 50% do território nacional. Para o Exército, o compartilhamento de informações e alta capacidade de transmissão de dados e vídeo são estratégicos, já que a plataforma de comunicação dá mais mobilidade, respostas rápidas e eficácia no gerenciamento de incidentes. Será disponibilizada faixa de 698 a 806 Mhz na banda larga 4G. Os canais de televisão operam na faixa de 700 Mhz.

DSC00085
Coronel que coordena Sisfron em Mato Grosso do Sul supervisiona instalação do sistema de comunicações críticas

A utilização de rede privada 4G por órgãos do Estado também é estratégica, de acordo com o diretor-presidente da RTVE. Segundo Bosco Martins, por orientação do governador Reinaldo Azambuja, técnicos da TVE estão trabalhando no Plano Estadual de Telecomunicações, que vai permitir a comunicação “full time”, via satélite, entre todos os órgãos do Estado. “Quase todas as comunicações estão se movendo para a plataforma de Internet Protocol (IP)”.

DSC00108
Sistema Nacional de Comunicações Críticas vai cobrir grande parte do País

Para o Exército, a banda larga, com melhor fluxo de dados, voz e vídeo é o futuro da comunicação crítica. No caso da segurança pública, haverá grande avanço no combate às organizações criminosas. Hoje o sistema é vulnerável em razão da sofisticação das ações criminosas e atuação de hackers, que invadem dados sensíveis do governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *