27 de abril de 2024 - 10:27

Exército vai renovar cooperação com a TVE Cultura MS para operação de sistema nacional de comunicações

Campo Grande (MS) – O acordo de cooperação entre o Exército, por meio do 9º Batalhão de Comunicações e Guerra Eletrônica (9º B Com GE), e o Governo do Estado, através da TVE Cultura MS, para operação do Sistema Nacional de Comunicações Críticas (SISNACC), deve ser renovado em 2020. O acordo, que tem validade por cinco anos, foi efetivado em outubro de 2015 pelo Comando Militar do Oeste (CMO) e o diretor-presidente da Fundação Estadual Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa (Fertel), jornalista Bosco Martins.

Procurador de Entidades Públicas Danilo Magalhães, discute acordo de cooperação com o comandante e oficiais do 9º Batalhão de Comunicações do CMO.

A renovação do acordo começou a ser tratada nesta semana pelo comandante do 9º B Com GE, tenente-coronel Cristiano Zacconi Limoeiro, com o Procurador da Fertel, Danilo Magalhães, em reunião com a participação do Diretor de Operações da TVE, César Roriz, e o Gerente Administrativo da Fundação, Jucimar Luiz.

O Comandante estava acompanhado do tenente-coronel Angeli, subcomandante do 9º Batalhão; do Cel Fonseca, adjunto da Seção de Governança de Portfólios do Centro de Coordenação de Operações e do tenente Liles, assessor técnico do Sistema Rádio Digital Troncalizado, o comandante do 9º B, Com GE esteve na Fertel para verificar os equipamentos de transmissão de sinais instalados em 2015 na torre da TVE Cultura . Compete ao 9º B instalar, explorar e manter os sistemas de comunicações, de guerra eletrônica e de tecnologia da informação para atividades de comando e controle em apoio operativo ao Comando Militar do Oeste.

A cooperação do Governo do Estado com o Exército assegurou a operacionalização do “sítio” do SISNACC na torre da TVE. Mato Grosso do Sul foi um dos primeiros Estados onde o Exército Brasileiro desenvolveu o projeto da nova plataforma de telecomunicação.

Objetivo do SISNACC é garantir comunicação integrada, eficiente e segura em plataforma 4G

Em operação, a rede assegura proteção pública, dá suporte a desastres e ainda permite interligar diversos setores governamentais nas esferas municipal, estadual e federal, entre os quais as Forças Armadas, a Força Nacional de Segurança Pública, Agência Brasileira de Inteligência, agências reguladoras, órgãos de infra-estrutura e logística e Receita Federal, aumentando a eficiência dos serviços prestados por estas instituições à sociedade. Com o SISNACC, elas podem se conectar numa rede exclusiva, padronizada, com maior cobertura, maior segurança e menor custo.

O sistema foi criado para cobrir todos os Estados e o Distrito Federal, os municípios com população superior a 20 mil habitantes e as regiões de fronteira. Na fronteira, é um dos suportes ao sistema de vigilância (Sisfron) e teve sua eficiência testada em grandes eventos, como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo.
(Edmir Conceição)
Fotos: Assessoria de Comunicação TVE Cultura MS