plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

18 de maio de 2024 - 10:14

Estudantes celebram tradição do campo no projeto Sementes Crioulas

Projeto que celebra a tradição do campo rendeu pesquisa, folders, jogos e ações culturais. Alunos da Escola Estadual Padre João Tomes, da Vila Piloto I, em Três Lagoas, desenvolveram durante o ano letivo de 2022 o programa Sementes Crioulas. 

Reunindo áreas do Ensino Fundamental, de maneira interdisciplinar e adquirindo conhecimentos e práticas sobre a diversidade das sementes crioulas, os estudantes criaram Dicionário de Verbetes e Expressões usadas pelos camponeses, Folders informativos (em inglês), Pesquisa e Registro de Dados sobre sementes Crioulas, História das Sementes Crioulas, Germinação e plantio de Sementes Crioulas, Peça Teatral, Cordéis Crioulos, Registros (fotos) do projeto, Mandalas com sementes, Jogos de Tabuleiro das Sementes Crioulas, Curta-Metragem da Cartilha e Danças.

Tudo foi baseado em uma cartilha produzida por um autor do município –Mieceslau Kudlavicz, professor, mestre em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul /CPTL e agente da Comissão Pastoral da Terra, atuando na área de Geografia Agrária e Movimentos Sociais.

Ativo da tradição do cultivo familiar e referência inclusive na cultura, seja no artesanato ou nos saberes do campo, as sementes crioulas – ou sementes tradicionais – são aquelas consideradas de variedades locais, que foram utilizadas e guardadas por agricultores, durante um longo período de tempo. São caracterizadas por serem adaptadas às condições ambientais de onde surgiram.

Mesmo sendo geralmente menos produtivas que as comerciais, nos últimos anos as sementes crioulas têm se tornado importantes fontes de variabilidade genética, na busca de genes de tolerância ou resistência a fatores bióticos e abióticos de interesse para agricultura moderna.

Com informações da SED/Andersino Júnior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *