19 de abril de 2024 - 18:49

Estado conclui 1ª etapa de pavimentação urbana em Miranda, que beneficiará 8 mil pessoas

Os investimentos do Governo do Estado em infraestrutura urbana estão mudando o perfil urbanístico da bicentenária cidade de Miranda. O Bairro Jardim Carandá, onde a população sofria sérios problemas de alagamentos, se transformou com as obras de pavimentação e drenagem de águas pluviais em fase final de conclusão. É o Governo Presente na vida dos mirandenses, garantindo mais qualidade de vida.

“Quando chove, pra sair do bairro era uma calamidade, alagava tudo. Agora, ficou mil maravilhas”, comemora a aposentada Maria Angélica Pereira, 63, moradora do Jardim Carandá, um dos três primeiros bairros a serem beneficiados com a parceria entre o Estado e a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 3,2 milhões, dos quais R$ 1,6 milhão aplicados pela Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos).

“Acabou a poeira”

Obra foi iniciada em outubro de 2020, solucionando um dos problemas graves do Jardim Carandá: o alagamento de ruas e casas

“Esperamos por essa misericórdia divina por 20 anos, graças ao nosso governador Reinaldo Azambuja”, diz a moradora, contemplando a revitalização da sua rua, a Paschoal Bruno. Ao todo, o projeto em execução implantará asfalto, drenagem de águas pluviais, acessibilidade, sinalização, meio-fio e calçadas com piso tátil em 26 ruas dos bairros Jardim Carandá, Shalon e Baiazinha, beneficiando oito mil pessoas.

Dona Irenilda com os netos: “esse asfalto mudou a nossa vida”

“Aqui desse lado do bairro era uma poeira medonha, meus netos viviam com problemas de bronquite e a casa não parava limpa”, lembra a dona de casa Irenilda Correa Lemes, 49, residente na rua Isaque Menezes. “Nosso bairro ficou uma joia, temos até calçada”, diz ela, enquanto observa os netos, Caio, 5 anos, e Felipe, 1,5 ano, brincando sob a sombra de uma goiabeira. “Ninguém mais ficou doente.”

Municipalismo

Obras dessa envergadura estão sendo executadas em todos os 79 municípios pelo Estado. Para o governador Reinaldo Azambuja a decisão de assumir em conjunto com as prefeituras a pavimentação asfáltica na área urbana reforça o compromisso de um governo municipalista. “Temos obras dentro das cidades, de responsabilidade das prefeituras, por entendermos serem importantes para melhorar a vida das pessoas”, disse.

A obra no Jardim Carandá, iniciada em outubro do ano passado, está sendo finalizada com a colocação de meio-fio nas últimas quadras. Conforme o projeto, foi implantado um dos melhores sistemas de infraestrutura para contenção de águas pluviais, que era o grande drama do bairro. Nos outros dois bairros, os serviços estão sendo executados dentro do cronograma, informa o coordenador da região, Gérson Prata.

Saneamento
Governo Presente levará infraestrutura urbana a 26 ruas em três bairros de Miranda: investimento de R$ 3,2 milhões

A pavimentação dos três populosos bairros era uma reivindicação antiga das lideranças políticas e comunitárias de Miranda, fundada em 1778. O Governo do Estado tem sido presente no município com diversas ações: reforma de escolas, restauração da malha viária urbana e rural, construção e reforma de pontes, incentivos fiscais às indústrias, saneamento básico, habitação, segurança e repasses para a melhoria dos serviços de saúde.

Os investimentos no período de 2015-2021 somam mais de R$ 50 milhões. Na área de saneamento, R$ 12,9 milhões de recursos próprios da Sanesul serão destinados a construção de uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), com capacidade para 40 l/s, a licitar. O projeto de expansão inclui implantação de 24.879 metros de rede coletora, 1.200 ligações domiciliares e sete elevatórias. Em obras concluídas, a Sanesul já investiu R$ 2,2 milhões.

Subsecretaria de Comunicação
Fotos: Chico Ribeiro