plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

19 de maio de 2024 - 07:13

Especial Universidade: Longe dos grandes centros, perto de grandes ideias

Mato Grosso do Sul faz por merecer o “mato” em seu nome. Além de ter a maior parte de suas atrações turísticas concentradas no campo, tais como o Pantanal, ou as atrações de Bonito, a agropecuária também sempre esteve entre as principais referências de geração de receita e renda do Estado. Nos últimos anos, porém, com o avanço da atuação das universidades, a região passou a testemunhar não somente um desenvolvimento ainda mais qualificado dos conhecimentos aplicados no campo, como também na geração de inovações tecnológicas com uma diversificada gama de atuação.

Entre os trabalhos que têm se destacado no contexto da educação superior pública estadual de MS há estudos promissores, como a premiada pesquisa que analisa a substituição de areia na produção de concreto por materiais que seriam descartados, como lodo de esgoto por exemplo, e pesquisas inusitadas como a que viabiliza a utilização de moscas no trabalho de perícia criminal.

Estas e outras ações mostram que, mesmo longe dos mais tradicionais centros acadêmicos do Brasil, Mato Grosso do Sul tem sido um terreno fértil para o surgimento de uma criativa geração de pesquisadores que, a partir da realidade e das demandas locais, vêm alcançando resultados capazes de beneficiar a toda a sociedade.

Nos links abaixo é possível navegar pelo “Especial Universidade: Longe dos grandes centros, perto de grandes ideias”, produzido pela Assessoria de Comunicação da UEMS e conhecer algumas das principais pesquisas em desenvolvimento por pesquisadores sul-mato-grossenses.

Eduarda Rosa e André Mazini (Projeto Mídia & Ciência UEMS/Fundect)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *