8 de maio de 2024 - 14:33

Espaço Cultural TV Educativa recebe exposição de Genésio Fernandes a partir desta quarta-feira

Com telas que brotam um instinto vital, criadas a partir da sensibilidade com observa e capta as tensões entre seu eu e o mundo, o artista plástico Genésio Fernandes inaugura nesta quarta-feira (22) mais uma exposição no Espaço Cultural TV Educativa, no Parque dos Poderes.

Suas obras trazem figuras humanas retorcidas, toscas, ‘feias’ e informes com traços expressionistas que refletem o que de desumano a sociedade contemporânea pode imprimir ao humano. A exposição começa hoje e segue até 31 de março.

Natural de Maria da Fé, Minas Gerais, Genésio Fernandes é um dos artistas mais expressivos de Mato Grosso do Sul na atualidade. Iniciou sua trajetória como artista plástico em 1967 e em 1974, formou-se em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itajubá (MG).

Reside em Campo Grande desde 1991, onde lecionou no Curso de Letras e de Jornalismo  da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente, leciona ainda no Curso de Letras e na Pós-graduação da UFMS e organiza a Revista Rabiscos de Primeira, destinada a publicações de trabalhos acadêmicos de alunos.

Como artista jê recebeu vários prêmios em salões e exposições de artes visuais. Participou de diversas coletivas. Expôs individualmente na Galeria do Hotel Chuí, Rio Branco (1977); no Centro de Artes e Comunicação da UFPE; na Galeria Rodrigues, Recife, 1980; na Universidade da Flórida-EUA, em Miami, em Gainesville e em Telahasse (todas em 1987); Galeria de Arte da UFAC, Rio Branco (1991 e 1994); Galeria Banco do Brasil (1993); no Museu de Arte Contemporânea -MARCO/MS (1995); na Morada do Baís (1996); no Centro Cultural José Otávio Guizzo (2001); na Galeria do SESC/Horto de Campo Grande (2002); no Museu de Arte Contemporânea-MARCO com um “Panorama retrospectivo” (2003) e com “Desenhos-Série Erótica” (2004), entre outras.

Serviço:

Local: Prédio da Fertel – Rua Desembargador Leão Neto do Carmo – s/n – Parque dos Poderes