18 de abril de 2024 - 10:08

Escritor e poeta Febraro realiza curso de poesia online e gratuito

De 14 de fevereiro à 28 de março, com aulas duas vezes por semana, o escritor e poeta campo-grandense Febraro de Oliveira realiza o curso de criação literária ´Abrindo brechas no cotidiano: deixar o poema fruir´. O curso será online, as inscrições são gratuitas e seguem até 05 de fevereiro. Os selecionados serão divulgados no dia 10. Este Projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Prefeitura Municipal de Campo Grande.

“A partir do momento em que nos encontramos em isolamento social, tivemos que suportar nossa própria solidão e deixar com que o cotidiano, a geladeira, as cadeiras, a cama, nos atravessassem. Pois só com o atravessamento é possível existir e elaborar o real. Este projeto é um grande encontro que acontecerá duas vezes por semana durante dois meses, para tentar criar, amarrar, sobrepor o real, armando planos incríveis para situações mirabolantes. O curso é um estudo do cotidiano com base no isolamento social e o instante pandêmico, para a criação literária”, conta Febraro.

Serão selecionados 25 jovens escritores e amantes da literatura para se aventurarem nessa criação literária coletiva e urgente. Pessoas que escreverão ao mesmo tempo em lugares diferentes, olhando seus cotidianos e deixando que eles os atravessem, atropelem. “Iniciaremos a jornada de 16 encontros para discutir, ler, escrever e pesquisar a poesia no mundo, por diferentes linguagens. Trabalharemos com referências partindo de outras linguagens como a dança, o teatro, as artes visuais, a performance e o cinema como gatilhos provocadores da escrita”, acrescenta.

A cada novo encontro mais linguagens artísticas adentrarão as discussões. Após alguns encontros de provocação e escrita, o grupo fará a edição, correção e recriação dos poemas produzidos para o lançamento de um e-book. Serão momentos intensos de leitura, releitura, pesquisa e encontro. Além do curso e da publicação do e-book, serão realizadas três performances de 15 minutos cada (correlacionando e transversalizando os fazeres) e dois saraus virtuais com convidados.

Jovem talentoso e premiado ministrará o curso

Febraro de Oliveira é ator, escritor e poeta. Foi integrante do Grupo Casa – Coletivo de Artistas, no qual exercia as funções de ator, escritor e instrutor nas turmas para crianças do curso de iniciação teatral do coletivo. É fundador do perfil de poesia do Facebook “p o e t a s t r o”, que hoje conta com quase 4 milhões de seguidores ao redor do mundo.

Aos 22 anos, o jovem já traz na bagagem profissional quatro obras literárias publicadas. É autor do livro ´Poesia Não Existe ou ensaiodoquenãoédito´, com o qual foi considerado “a revelação poética da nova geração”; do livro ´Tødavia´, que ficou durante semanas entre os lançamentos mais vendidos da Amazon; do livro ´Planos incríveis para situações mirabolantes´, que se encontra até janeiro de 2021 entre os mais vendidos em Arte Conceitual na Amazon e; do livro ´Uma festa para o fim do mundo´, ganhador dos prêmios ´LEIA MS´ e ´III Prêmio de Reconhecimento Popular (2019/2020) – Livro do Ano´.Também foi ator e escritor nas cenas curtas ´Trem leve sob trilhos´, ´Não chegue na hora marcada´, ´No centro de uma mesma e estranha mesa´, ´Ontem à noite na beira do rio´, entre outras. Criou e realizou a performance ´Reclama o teu Amor Aqui´ pelos centros históricos de Campo Grande-MS, propondo um reconhecimento destes lugares e das narrativas dos sujeitos que passam por ela. Participou como ator e produtor do espetáculo “A Vida é Sonho” e de todos os espetáculos da “Turma do Bagacinho”, entre 2016 e janeiro de 2019, do Grupo Casa – Coletivo de Artistas.

Inscrições

Serão selecionados 25 escritores, de diversos lugares; sendo que duas vagas serão destinadas para pessoas LGBTQIA+ e quatro vagas para pessoas pretas e indígenas. A seleção será feita pelo artista e poeta campo-grandense Vini Willyan. O curso de criação literária acontecerá durante 8 semanas, de 14 de fevereiro à 28 de março, duas vezes por semana. Cada encontro terá 2 horas de duração, totalizando 32 horas de carga horária. Inscrições pelo link: https://forms.gle/fJrp4GMZyanWMGLC8. Mais informações pelo Instagram ou pelo telefone (67) 98149-6775