29 de março de 2024 - 05:37

Entrevista, teste de covid-19, energia mais cara e volta às aulas. Confira o MS no Rádio desta terça-feira

Confira aqui as principais notícias desta terça-feira, 1º de junho, no programa MS no Rádio 1ª Edição da Educativa FM 104.7 com apresentação de Joel Silva e Eva Regina, das 7h às 8h. Entre os destaques, entrevista com o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Resende, que fala sobre o crescimento exponencial de casos de infecção e óbitos por coronavírus.

OUÇA

Exame RT-PCR nas unidades de saúde

A partir desta terça-feira as unidades básicas de saúde começam a oferecer para a população de Campo Grande o exame RT-PCR sem necessidade de agendamento. Para evitar aglomerações, a Prefeitura definiu uma escala de horário para os testes. E atenção! O exame só será feito em pessoas que estejam com sintomas respiratórios de três a sete dias, ou em quem teve contato próximo com contaminados. O objetivo da prefeitura é expandir a testagem ao máximo e, sem o agendamento dos testes, a população infectada com o vírus pode começar o isolamento social antes, diminuindo o contágio da Covid-19. São 19 unidades que vão oferecer o teste RT-PCR das 8h às 11h e 5 no período da tarde, da 13h às 16h. Nos finais de semana e feriados, o exame vai estar disponível nas USFs Parque do Sol e Nova Lima, das 6h às 18h. A lista completa de unidades e horários está disponível no site da Prefeitura Municipal de Campo Grande.

Informações com a repórter Maristela Cantadori

Junho com energia mais cara

O mês de junho começa com a energia mais cara.  Aneel determinou bandeira tarifária vermelha patamar 2, para este mês. Isso significa que terá um custo de R$ 6 para cada 100 quilowhatts consumidos.

Detalhes com a repórter Raquel Mariano

Retorno das aulas presenciais nas escolas municipais

O retorno das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino foi alterado. Os alunos devem voltar para as escolas apenas no dia 26 de julho e não no dia 19, como anunciado anteriormente. Vale destacar que o retorno dos alunos será de forma escalonada. Eles vão ser divididos em grupos por ano letivo e período, inclusive os da educação infantil. A cada semana será um grupo diferente. Com isso, os alunos vão frequentar a aula, em média, a cada duas semanas, de manhã ou à tarde, e não mais em período integral, como ocorria antes da pandemia. A Semed informou ainda que todas as escolas vão ter termômetro, álcool em gel ou líquido 70%, protetor facial, máscaras, avental, luva, papel-toalha e insumos para higiene das mãos.

Informações com a repórter Maristela Cantadori

Comércio espera vender mais no Dia dos Namorados

Dia dos Namorados terá movimentação financeira 51% maior neste ano. A economia tem mesmo demonstrado sinais de recuperação pelos impactos causados pela pandemia de covid-19.

Informações com a repórter Daniela Nahas

Unidades da Rede Fácil fecham quinta-feira e retomam atendimento na segunda

A Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização informa que todas as Unidades de Atendimento da Rede Fácil – a Guaicurus, Aero Rancho, Bosque dos Ipês e General Osório de estarão fechadas na quinta-feira (3) e sexta-feira (4) devido ao ponto facultativo do dia 3, Corpus Christi, e o ponto facultativo decretado pelo Governo do Estado.

Informações com a repórter Katiuscia Fernandes

MS tem a 5ª menor taxa de desocupação

Mato Grosso do Sul registrou a quinta menor taxa de desocupação do país no primeiro trimestre de 2021, atrás apenas dos três estados da região Sul e de Mato Grosso. Os dados são da PNADC (Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio Contínua) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número de pessoas desocupadas no Estado foi de 141 mil nos três primeiros meses do ano, o que representa 10,3% da força de trabalho.

Informações com a repórter Zilda Vieira