20 de abril de 2024 - 06:11

Entrega de obras marcam aniversário de 170 anos de Nioaque

Foto: Prefeitura de Nioaque

Nesta segunda-feira, 8 de abril, o município de Nioaque, interior de Mato Grosso do Sul, comemora 170 anos de sua fundação. Sua história teve início com uma expedição comandada por Joaquim Francisco Lopes, em 1984, com o objetivo de encontrar uma rota fluvial para ligar Mato Grosso ao Paraná. Após viagem longa e árdua, a expedição colonizadora aportou na região do encontro dos Rios Nioaque e Urumbeva.

O governador Reinaldo Azambuja esteve no município, durante está manhã, onde entregou obras de pavimentação e drenagem de águas pluviais nas Ruas Coronel Camisão e Alexandre Daruj, que somam mais de R$ 778 mil de investimentos, além de assinar contrato com 43 beneficiários do Programa Lote Urbanizado para início da construção das casas pelas famílias do Residencial Constantina Gaúna Xavier; entrega de kits de materiais esportivos para escolas; inaugura melhorias na E.E. Ignês Resstel Vilas Boas e na Escola Municipal Indígena Gabriel Laureano; e repassa veículos para a Assistência Social e Saúde de Nioaque.

História

O sertanista Lopes fincou no exato dia 08 de abril, dois cernes de Piúva, onde gravou a era de 1849 as iniciais B e A, em homenagem ao Barão de Antonina que propiciara a expedição, fundando assim a cidade de Nioaque. Em 1877, foi criado o Distrito de Nioaque, que neste período recebeu a denominação de Levergeira, sendo levado posteriormente à categoria de município no dia 18 de Julho de 1890, desmembrado portanto do município de Miranda e sendo novamente nomeado só que desta vez como Vila de Levergeira.

Com peculiaridades ímpares, Nioaque é uma das mais antigas cidades do então estado do Mato Grosso. Com as duas invasões ocorridas durante a Guerra do Paraguai tornou um dos principais patrimônios culturais do atual Mato Grosso do Sul. A memória popular conta que no município teria hospedado pessoas importantes no cenários da Guerra.

Na praça central, um canhão e um Monumento dos Heróis da Retirada da Laguna, simbolizam toda a história ali protagonizada reverenciando a bravura daqueles que lutaram por este país, eternizando momentos de rincões do próspero município deixando a certeza de que nenhum soldado tombou em vão.

Campo Grande

Reinaldo também cumpre agenda em Campo Grande, durante a tarde, onde participa da solenidade  de inauguração da reforma do prédio da Escola Estadual Teotônio Vilela. A obra foi realizada em parceria com o Tribunal de Justiça de MS por meio do programa “Pintando e Revitalizando a Educação com Liberdade”.

Com informações de Portal MS e Prefeitura de Nioaque