Já sobre a sinalização horizontal já houve 77 mil metros quadrados de pintura de faixas e mais de 3 mil toneladas de asfalto na rodovia, para tapar os buracos da via que passa pelas cidades de Chapadão do Sul, Cassilândia e Costa Rica.
Os serviços de roçadas periódicas de vegetação foram feitos em 440 km da malha rodoviária, assim como a implantação de 1,2 mil placas de sinalização vertical, produzidas pela própria concessionária. Já a praça de pedágio tem previsão de começar a funcionar a partir de abril.
“Assumimos a Concessão da Rodovia em 22 de abril de 2020 e, em menos de um ano, trabalhamos muito para melhorar as condições de tráfego na MS-306. Os atendimentos aos usuários 24 horas por dia e gratuitamente, além da geração de empregos e benefícios aos municípios que fazem parte do trecho sob concessão. E isso é só o começo. Temos muito trabalho pela frente”, disse o presidente da Way-306, Paulo Nunes Lopes.
Serviços
A empresa divulgou que já está em funcionamento as três unidades de serviço de atendimento ao usuário, que ficam na rodovia próximos aos municípios de Chapadão do Sul, Cassilândia e Costa Rica. Também estão disponível os terminais de autoatendimento e veículos de inspeção no tráfego, que já percorreram 44 mil quilômetros em um mês de atividade.
Em um mês foram prestados 36 atendimentos de socorro médico na rodovia e 693 socorros mecânicos, com 248 guinchamentos e remoções de veículos. A frota (veículos) disponível pela concessionária é conduzida por equipe especializada para estas situações.
Com este aparato, a empresa espera levar mais conforto e segurança aos usuários que trafegarem na rodovia, assim como melhorar a fluidez do trânsito, menos desgaste e custos com manutenção dos veículos, diminuir tempo de deslocamento e consumo de combustível no trecho, assim como redução de acidentes.
Entre os compromissos previstos em contrato, a empresa já fez a estrutura das unidades da Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul), responsável pelo monitoramento e fiscalização das atividades, assim como da PMR (Polícia Militar Rodoviária) na rodovia.
Melhorias
Outro fator destacado nesta concessão é a geração de empregos com as obras e atividades na rodovia, que segundo a empresa já foram abertas 200 vagas (empregos) diretas e mais de 300 indiretas. Também vai ajudar a arrecadação local dos municípios, com pagamento de ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) para as três cidades que cortam a via.
O governador Reinaldo Azambuja declarou que a concessão da rodovia para iniciativa privada foi um projeto pioneiro do Estado, que teve um desfecho positivo e que já começa a gerar frutos para melhorias no trecho, assim como fomento da economia local e geração de empregos.
“Estes investimentos vão trazer segurança na rodovia, conforto, praças de pedágio que vão dar segurança ao usuário, aos carros e com carros de apoio, aos moldes das rodovias que são concessionadas. Ainda alivia ao Estado, pois este investimento será feito pelo setor privado”, descreveu.
A expectativa é de investimento de R$ 1,7 bilhão, durante o período de 30 anos de concessão. A empresa inclusive já realizou uma operação de financiamento em longo prazo, no valor de R$ 315 milhões, obtido por meio de emissão de “debêntures”, sendo a primeira (concessionária) a conseguir este projeto financeiro no Brasil, no ramo de rodovias.
“É uma prova de confiança e reconhecimento pelo mercado da qualidade e execução do nosso projeto. Essa característica de autofinanciamento, tendo somente como garantias do próprio projeto, é inédita no setor de concessões rodoviárias”, afirmou Giovanni Mott, diretor da Way-306.
Leonardo Rocha, Subcom
Fotos: Divulgação/Way-306