12 de maio de 2024 - 15:48

Rádio Livre discute métodos de inovação e empreendedorismo rural

“O empreendedorismo é um conceito muito discutido em vários aspectos, inclusive no campo educacional”. Quem fala sobre o assunto é o gerente educacional do Senar-MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul), Lucas Silva, entrevistado desta terça-feira (24) no Rádio Livre pela 104 FM.

Segundo ele, várias iniciativas que promovem o pensamento empreendedor são ministradas também para alunos do ensino fundamental. “Nada melhor do que levar esse conceito e abordagens para o campo, para o agronegócio. E o Senar tem programas especiais, cursos, treinamentos que desenvolvem essa percepção, aplica esses conhecimentos junto ao produtor rural do pequeno ao grande, para o trabalhador rural que tem interesse em participar e aperfeiçoar o conhecimento nessa área”, afirmou.

O primeiro grande desafio, segundo Lucas, é gerar uma cultura que valorize a percepção de que o empreendedorismo é fundamental para o contexto dos dias. “A gente vê o mercado de trabalho mudando de forma cada vez mais acelerada e as iniciativas empreendedoras precisam ser cada vez mais acentuadas, arrojadas, gerar essa percepção de urgência nesse contexto é importante”, afirmou

Lucas destaca ainda que a iniciativa do trabalho no campo pressupõe essa coragem de empreender. “Então para os nossos produtores rurais, do pequeno ao grande, já tem isso no DNA”, De acordo com ela, a possibilidade que o Senar traz para esse público é a técnica, o conhecimento mais especializado, a expertise em perceber questões de viabilidade econômica, comercialização, preço, estratégia, a técnica se aperfeiçoa com essa mediação que o senar pode compartilhar com os produtores rurais.

PER – Programa Empreendedor Rural

Com 160 horas, o PER é um programa robusto que traz tópicos como pensamento econômico, viabilidade do negócio e estratégia. É um programa de envergadura nacional que a regional do Senar executa. “Percebemos que o programa tem sido ampliado de forma satisfatórias, de dez do ano passado para vinte neste ano”, afirmou.

O Senar também é responsável por um programa especial, o Mulheres em Campo, que foi desenvolvido em 2017 e que tem levado muitas mulheres ao sucesso e a independencia financeira.

Startups

Outro assunto apresentado durante a entrevista foram as startups, um movimento que segundo Lucas, explodiu em um contexto global, e no agro nao foi diferente. “Até porque o pendor produtivo do Estado, do país, apela muito para o agronegócio a gente observa o crescimento significativo, existem desafios de investimento, de aporte econômico, mas são dos desafios comuns a outras áreas como por exemplo a tecnologia da informação”, informou. “A gente tem sim um cenário muito pujante, muito forte, no contexto de startups”, explicou.

Para ele, toda iniciativa de inovação traz pra gente processos novos, produtos novos e tecnologia que acabam sendo responsáveis também por boa parte dessa inovação.

“O homem do campo está antenado, conectado e a adesão para os cursos EAD – Ensino a Distância – aumentou significativamente e tem crescido gradualmente. “Os acessos demonstram que o trabalhador rural está conectado, atento, busca desenvolvimento como todos os cenários tem os desafios”, completou.

A matéria completa você pode assistir pelo canal da Rede E no Youtube.