18 de abril de 2024 - 01:06

Em retomada, turismo de MS cresce e obtém melhor resultado em oito anos

O início de 2023 vem sendo promissor para o turismo sul-mato-grossense, em especial o da cidade que é o principal polo do setor local: Bonito. Dados do Observatório do Turismo e Eventos do município indicam que aumento considerável no número de turistas nos primeiros dois meses do ano, o maior dos últimos oitos anos.

Ano com o maior saldo acumulado de turistas registrados no levantamento, 2022 somou 280.391 visitantes em Bonito, sendo que em janeiro foram 30.220 e em fevereiro 15.861. Já em 2023, foram 34.800 visitantes em janeiro, tornado o período o melhor mês da história aferida pelo Observatório, em números totais.

Em seguida, o total de 21.883 visitantes tornaram fevereiro de 2023 o melhor fevereiro da série histórica. Só nesse primeiro bimestre, foram 56.683 turistas em Bonito, resultado pelo qual o Governo de Mato Grosso do Sul vem trabalhando para alcançar.

Saiba detalhes na reportagem de Zilda Vieira para a Rádio 104,7 FM Educativa:

30-03 INFORMATIVO 104 – TURISMO MS

Barra do Sucuri é uma das opções de passeio na região

“Durante o pico da pandemia não paramos de fazer ações, de pensar plano de retomada, campanhas de volta gradativa. Ocupamos um espaço importante e nosso trabalho não parou, mesmo com restrições. Isso manteve o interesse do destino em alta”, explica o diretor-presidente da Fundtur (Fundação de Turismo), Bruno Wendling.

O dirigente, que comanda a pasta que chancela o turismo sul-mato-grossense, vinculado à Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, aponta que situações como o desejo reprimido das pessoas em voltar à viajar e a imagem deixada pela novela Pantanal criaram oportunidades que foram exploradas pelo setor. “Conseguimos um voo direto para Bonito, partindo do aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP). Isso corrobora para que as ações de divulgação sejam efetivas. Outro exemplo foi logo quando as atividades voltaram na pandemia, nossos destinos estavam preparados para lidar com todas as normas sanitárias”, frisa o chefe da Fundtur.

Ocupação hoteleira

Quanto a ocupação da rede hoteleira de Bonito, os dados indicam também crescimento, com 2022 sendo o ano com a melhor média desde 2015, somando 58% – em janeiro foi 74% e em fevereiro 46%. Neste ano, tanto janeiro como fevereiro superaram a média dos mesmos meses no ano anterior, chegando a 79% e 55%, respectivamente.

Com isso, o janeiro de 2023 fica só atrás dos meses de janeiro de 2015 (81%) e de 2016 (84%) na média de ocupação dos hotéis de Bonito. O quarto melhor número geral e o melhor fevereiro de todos foi o do ano passado. No Carnaval, entre 18 e 22 de fevereiro de 2023, a ocupação na cidade chegou aos 76%.

“Projetamos que a retomada seria mais lenta, então um retorno com tamanha força é bastante interessante e demonstra que o nosso trabalho está seguindo o caminho certo”, destaca Wendling, que reforça ainda o turismo como um gerador de renda e emprego.

Lagoa misteriosa é outra opção de turismo em Bonito

Dinheiro em circulação

Entre janeiro de 2022 e janeiro de 2023, o saldo positivo de empregos gerados em Bonito foi de 640 vagas, grande parte deles no setor de serviços, fortalecido pela alta do turismo. Além disso, há ainda a questão de geração de impostos municipais, que são revertidos diretamente em beneficiamento à população.

A arrecadação geral em ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) ficou em R$ 1,62 milhão em janeiro deste ano, enquanto o valor de fevereiro foi de R$ 1,24 milhão. Em 2022, o recorde de R$ 21,8 milhões foi arrecadado em Bonito.

Nyelder Rodrigues, Comunicação Governo de MS
Fotos: VisitMS/Arquivo