plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

28 de março de 2024 - 15:33

Economia Brasileira aborda dos tempos áureos do café ao milagre econômico

Ernani Galveas1
Ex-ministro Ernani Galveas

A série Economia Brasileira, exibida pela TV Cultura-SP e TV Educativa abraça dois períodos transformadores para o país nas duas edições desta semana. O terceiro episódio, 1888 a 1929 – Brasil dos brasileiros, que aborda a economia do café, vai ao ar nesta quarta-feira (16/3), às 21h (horário MS). Na quinta-feira (17), no mesmo horário, o programa traz o momento seguinte, retratado no quarto episódio, 1929 – 1973 – Desenvolvimentismo, com o chamado milagre econômico.

Quarta-feira, dia 16/3, às 21h

O terceiro episódio, 18881929 – Brasil dos brasileiros, aborda a crise política e econômica gerada com a abolição da escravatura em 1888, fato que culminou na proclamação da República em 1889. Transformações econômicas intempestivas aprofundaram a crise e o poder retornou aos grandes donos de terras. Na primeira guerra mundial  o Brasil passou a confeccionar muitos produtos, mas o café continuou como o rei da economia até a crise econômica mundial deflagrada em 1929.

 Quinta-feira (17/3), às 21h

O quarto episódio, 1929 – 1973 – Desenvolvimentismo, inicia com a maior crise econômica da história, ocorrida em 1929. O consumo de café caiu, transformando a estrutura econômica e política brasileira, e teve início a industrialização. Com outros entrevistados, o então ministro da Fazenda Delfim Neto e o presidente do Banco Central Ernane Galvêas contam, em primeira pessoa, como o desenvolvimentismo acarretou o “milagre econômico”.

A série Economia Brasileira, a história contada por quem a fez traz a experiência de personalidades da esfera política e econômica que já estiveram na condução de importantes setores do país, além de profissionais especializados neste tema.  Ex-presidentes da República, ex-ministros e ex-dirigentes do Banco Central revelam os problemas que enfrentaram, as difíceis decisões e suas consequências. Com renomados economistas, historiadores, jornalistas e empresários, relatam em dez episódios as aventuras e desventuras do país desde 1.492, a partir da economia, em vez da política. Criada pelo ex-ministro Maílson da Nóbrega e a jornalista Louise Sottomaior, a série exibe muitas imagens e vídeos históricos, além de animações gráficas que elucidam transformações e curiosidades, esclarecem conceitos complexos e contextualizam o Brasil na história do mundo. No episódio final, 41 entrevistados discutem soluções para a economia brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *