26 de abril de 2024 - 13:49

Diretor-presidente da Fundesporte é eleito Secretário Executivo do Fórum Nacional dos Secretários de Estado de Esportes

Mato Grosso do Sul é destaque no Fórum Nacional dos Secretários de Estado de Esportes que acontece no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. A integração de Esporte, Cultura e Desenvolvimento Social e as ações de descentralização para levar políticas públicas a todas as regiões do país foram temas debatidos pelo secretário especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Décio Brasil, no primeiro dia do evento.

A abertura do encontro contou com a presença do governador de São Paulo João Dória e gestor do esporte de 25 Estados do Brasil.

Décio Brasil fez uma apresentação aos gestores estaduais sobre a estrutura do Ministério da Cidadania e sobre os programas da Secretaria Especial do Esporte. Também deu detalhes sobre a distribuição dos recursos das loterias federais para os vários entes do Sistema Nacional do Esporte, incluindo as secretarias estaduais, e defendeu a descentralização da Lei de Incentivo ao Esporte.

“Estamos trabalhando para ampliar a utilização da Lei de Incentivo, que hoje está muito concentrada nas regiões Sul e Sudeste, e atender a mais projetos educacionais e de participação. Junto a ações como a Estação Cidadania e o Município Mais Cidadão, queremos levar esporte e programas socioculturais a todas as regiões do país”, afirmou Décio Brasil.

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul foi representado pelo diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda. O gestor da pasta de Esportes do Estado participou das temáticas apontadas no evento, apresentando as ações desenvolvidas no MS e as soluções em meio às dificuldades financeiras do país.

Durante o Fórum houve a eleição para a direção executiva do Fórum Nacional dos Secretários do Estado do Esportes. E por unanimidade o diretor-presidente da Fundesporte foi eleito Secretário Executivo do Encontro.

“Estou muito feliz com a reativação do Fórum de Secretários Estaduais. Desde 2016 que cobramos o seu retorno. O Fórum é fundamental para troca de experiências entre os gestores estaduais, apresentando nossos resultados e buscando ideias novas para o desenvolvimento do esporte no Brasil. Em relação ao panorama nacional, Mato Grosso do Sul tem se apresentado como referência nas ações de iniciação esportiva, apoio às federações, realização dos jogos e representação nacional”, afirmou diretor-presidente da Fundesporte.

À frente do Fórum, o gestor passará a apresentar propostas para a melhoria do Esporte Nacional.

Marcelo Miranda ainda agradeceu a confiança dos colegas do esporte. “Fico muito honrado com essa importante tarefa na defesa do Esporte Nacional e agradeço aos gestores estaduais por me confiarem esta responsabilidade e missão e ao Governador Reinado Azambuja por acreditar no meu trabalho”.

*Da redação