Inmet ainda alerta que umidade seguirá baixa no fim de semana e ventos elevam risco de incêndios se alastrarem
A maior parte de Mato Grosso do Sul deve encarar uma sexta-feira (23) de altas temperaturas e baixa umidade do ar, com névoa seca durante a tarde e a noite –resultado da presença de materiais em suspensão na atmosfera. As exceções são as regiões Sul e Sudoeste, que estarão sob influência de uma área de baixa pressão e poderão registrar maior nebulosidade e, até mesmo, chances de chuvas fracas e isoladas, conforme prevê o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Nessa região, a umidade do ar pode baixar a 40% e as temperaturas deve ficar entre 14 ºC e 28 ºC durante o dia. No restante do Estado, a sexta-feira começa com céu parcialmente nublado e registra névoa seca durante a tarde e noite. A mínima em Campo Grande chega aos 20 ºC e a máxima vai aos 31 ºC, com umidade mínima de 30%.
No Centro-Norte (faixa de Jaraguari a Sonora), a umidade do ar pode chegar a 25%, com temperaturas entre 18 ºC e 34 ºC. No Leste (Cassilândia a Taquarussu), as temperaturas oscilam entre 17 ºC e 33 ºC e a umidade baixa a 30% –mesmo percentual esperado para o Pantanal (Aquidauana, Corumbá e Porto Murtinho), onde a mínima no dia deve ficar em 20 ºC e a máxima não passa dos 33 ºC.
No fim de semana, o céu segue com poucas nuvens, temperaturas em elevação –principalmente durante a tarde– e índices de umidade abaixo de 20% nos períodos de mais calor. O Inmet alerta que, em função dos ventos, há risco de alastramento de queimadas e incêndios. O domingo (25) pode registrar máximas de 38 ºC e umidade do ar próxima a 15%.
Na segunda-feira (26), há previsão de melhora nos percentuais de umidade a partir do Oeste e Sudoeste.