26 de julho de 2024 - 23:33

Diretor-presidente da Fertel busca apoio e parcerias para revitalizar TVE e Rádio Educativa

Youssif Domingos, diretor-presidente da Fertel (Foto: Rádio Capital)

O novo diretor-presidente da Fertel (Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa), Youssif Domingos, disse que está buscando parceria com empresas públicas e privadas para desenvolver os projetos de reestruturação física e editorial das emissoras do Estado.

Em entrevista ao programa Capital Meio Dia, da Rádio Capital 95, Youssif destacou a importância da Rede Educativa, um patrimônio que, segundo ele, foi construído graças ao trabalho dos gestores que dirigiram a Fertel desde o início, como o jornalista Bosco Martins e recentemente o jornalista Ico Victório, que nos últimos três meses deu início a projetos de reformulação da grade de programação e reestruturação física. A reformulação do conteúdo está sendo conduzida pelos jornalistas Joel Silva (Diretor de Jornalismo da Rede Educativa) e Rose Rodrigues (Coordenadora de Jornalismo da TVE).

Segundo Youssif Domingos, a TVE tem condições de contribuir mais, assim como deve se revigorar como meio de comunicação, fortalecer seu papel social, mas precisa de parcerias, já que não tem receita própria.

O presidente da Fertel também espera o apoio de todos os servidores nessa fase de reformulação da programação e disse confiar no know how da equipe técnica e de jornalismo. A seu ver, a TVE é uma referência para a cultura, educação e esporte e deve afirmar essa condição e abrir espaços e interagir com a comunidade. Para o novo presidente, a revolução constante da comunicação,  que se tornou multimídia em razão da Internet e plataformas digitais, impõe alguns desafios, daí esse esforço em conduzir as emissoras do Estado ao novo estágio.

Youssif Domingos e Joel Silva no estúdio da Rádio Capital

Entre as parcerias, Youssif citou apoio da Energisa e Avanti para o programa de eficiência energética, iluminação da torre que sustenta as antenas, acordos de cooperação para aparelhamento e reforma do estúdio principal e revitalização do teatro de arena. “Minha função é institucional-administrativa e vou trabalhar na valorização da equipe e afirmação da importância da TVE e Rádio Educativa, é um novo ciclo que acontece porque todos que me antecederam edificaram uma parte de todo esse patrimônio”, disse.

A TV Educativa iniciou no dia 2/8 os trabalhos de readequação do estúdio principal da emissora para a transmissão de programas ao vivo e apresentação do telejornal, que deve estrear em breve. O estúdio está sendo totalmente remodelado, com sistema de acústica e novos cenários.