29 de abril de 2024 - 11:07

Diretor e produtora do curta “As Invenções de Akins” ocupam a Cadeira do DJ

O diretor Ulísver Silva e a produtora Thays de Souza falam sobre o curta “As Invenções de Akins”. (foto: Daniel Rockenbach)

O programa Na Cadeira do DJ recebeu nesta segunda (5) o diretor, produtor e roteirista Ulísver Silva e a produtora Thays de Souza para falar com Gilson e Celito Espíndola sobre o curta “As Invenções de Akins” lançado 13 de outubro em Campo Grande.

“As Invenções de Akins” conta a história do pequeno Akins, interpretado pelo jovem Vítor Vieira de Feitas. Filho único de mãe solteira, Akins resolve construir sozinho uma máquina feita de sucatas e brinquedos. Porém, a complexidade da empreitada acaba trazendo à tona uma série de inseguranças do menino que, além de sofrer com limitações materiais, sente a falta de uma figura paterna para ajudar a encarar os desafios complexos da vida.

Segundo Ulísver, a trama é inspirada na experiência dele mesmo na infância, “O garoto do filme não tem um pai do lado, a aventura do filme é o garoto lidar com a ausência do pai e montar a invenção de Rupe Goldberg. Eu passei por essa situação na infância e tive que lidar com os mesmos problemas, seria interessante aproveitar esse curta pra falar disso com as crianças”, pondera o diretor.

Ulísver conta as dificuldades do processo de seleção de atores. (foto: Daniel Rockenbach)

A seleção de elenco foi difícil, a produtora Thays de Souza conta “O desafio foi buscar atores negros, também teve essa questão da lacuna então não foi fácil encontrar atores com experiência profissional na área.” O jovem Vitor foi escolhido por sua naturalidade com as falas, segundo Ulísver, a preparadora de elenco  Nadja Mitidiero adotou aqui técnica similar ao longa “Cidade de Deus” de Fernando Meirelles, “No Cidade de Deus eles trabalharam com crianças que não atuavam, a Nadja repetiu a mesma técnica aqui, não cobrávamos do Vitor decorar um roteiro à risca, nós explicávamos o que ele tinha de fazer e deixávamos ele solto pra improvisar as falas e entregar as cenas, o que funcionou muito bem”, conta o diretor.

Filmado em 3o dias e com cenas em animação, o curta passou por uma extensa pós-produção em São Paulo onde teve finalizada a sequência animada, a trilha sonora e a mixagem. Ainda assim a maior parte da equipe é toda de Campo Grande com profissionais como Hélton Perez cuidando da fotografia e os artistas visuais Rafael e Leonardo Mareco que criaram os desenhos que foram animados em São Paulo. Sobre os desafios do cinema sul-mato-grossense, Ulísver comenta “Eu vejo que tem muita gente talentosa por aí, falta sair, atravessar os muros, falta a gente aparecer em outros estados.”

O projeto contou com o apoio do FMIC, o o Fundo Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Campo Grande e foi lançado no dia 13 de outubro depois da exibição para 250 pessoas numa sala do cinema UCI no Shopping Bosque dos Ipês. Após a exibição, o curta foi liberado no YouTube para o público e circulou por 10 escolas municipais da capital. A ideia é expandir a divulgação do projeto inclusive com um making of que será lançado em breve. Se você quiser conhecer mais sobre o projeto e a equipe, vale visitar o site do curta em www.asinvencoesdeakins.com.br

Assista o curta no YouTube pelo link abaixo e emocione-se com a história de Akins e suas invenções:

Sintonize – Apresentado por Gilson e Celito Espíndola, o programa Na Cadeira do DJ vai ao ar às segundas e quartas-feiras, das 10h às 11:30h, na Educativa 104.7 FM podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa (na aba Ouvir a Rádio). Siga o programa nas redes sociais: facebook / instagram