
O retorno das visitas presenciais e retomada de atividades religiosas e terapêuticas nas unidades do sistema penitenciário são fundamentais para a saúde mental, tanto dos detentos quanto de familiares, muitos deles sem comunicação por até um ano..
As visitas são considertadas importantes para estreitamento do vínculo afetivo dos presos e seus familiares e também para o distensionamento do ambiente carcerário.
As visitas presenciais de familiares foram retomadas neste domingo, 1º de agosto, e seguirão de forma gradual e controlada. Segundo o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, o retorno foi definido com diversas regras restritivas e preventivas de biossegurança, instituídas pelo Comitê para Gestão e Acompanhamento das Medidas de Enfrentamento à Covid-19 da Instituição.
Ouça e entrevista
- A Portaria que define as regras de retorno das visitas presenciais foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 27 de julho. As regras valem para os estabelecimentos penais de regime fechado, semiaberto e aberto do Estado.