26 de abril de 2024 - 08:51

Dia do amigo: Tem amigos no trabalho? Cinco dicas para manter as amizades sem prejudicar o desempenho profissional

A convivência entre colegas de trabalho traz ganhos, além da companhia diária para o almoço, e proporciona a construção de grandes amizades. Estas relações no emprego também podem contribuir bastante para a carreira profissional, pois, além de melhorar a produtividade em equipe e descontrair o ambiente, ajudam a criar laços que podem resultar em parcerias e networking.

Algumas relações amadurecem, ultrapassando o ambiente corporativo e passam a ser presenças constantes na vida pessoal. Neste caso, alguns cuidados são necessários para evitar constrangimentos e conflitos no ambiente de trabalho, equilibrando a amizade com a responsabilidade profissional.

Saber conciliar amizade e trabalho é importante para evitar que excessos prejudiquem os profissionais e a empresa

Em se tratando de empresa, um velho ditado sempre diz – “amigos, amigos, negócios a parte”. Isso é o que dizem também quando nos referimos a dinheiro, carreira ou a assuntos que compartilhem de interesses comuns entre pessoas próximas. E no que se refere ao trabalho, a matemática não é diferente, afinal, amizade e trabalho podem tanto repercutir positiva como negativamente e, como tal, merecem uma atenção redobrada.

É claro que as relações positivas são essenciais para a construção de um bom ambiente de trabalho, uma vez que passamos grande parte do nosso tempo na empresa. Assim, ter relações de companheirismo e confiança; são elementos importantes para que os colaboradores se mantenham produtivos e motivados e consigam fomentar juntos grandes resultados.

Ainda assim, tudo tem um limite, pois até mesmo bons amigos no trabalho podem ter atritos e diferenças e, se não tiverem realmente profissionalismo, sues problemas podem terminar prejudicando a si mesmos e a própria organização.

Para ajudar a comemorar o Dia Internacional do Amigo, neste 20 de julho, sem prejudicar sua carreira por causa de amizades,  Villela da Matta, master coach e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching, preparou 5 dicas que vão ajudar nessa tarefa. Se você seguir essas dicas, as relações de amizade serão mantidas com mais facilidade, sem prejudicar o desempenho profissional.

1)      Permaneça imparcial

Suas posições devem ser neutras e relacionadas ao que é melhor para a empresa. “Nada de favorecer os colegas que considera amigos e fazer panelinhas no escritório. Isso é um ponto muito negativo para o profissional”, comenta Villela.

2)      Saiba guardar segredos

Conserve o sigilo sobre informações pessoais dos colegas ou dados da empresa que não devem ser divulgados. “Não é difícil ouvirmos histórias de fofocas que se formaram porque alguém escutou uma conversa pessoal entre dois amigos”, alerta o coach.

3)      Tenha atenção com as redes sociais

Seja cauteloso com suas publicações, pois os colegas de equipe que fazem parte de seus amigos virtuais podem sentir-se ofendidos com certas atitudes. Villela ressalta que é importante pensar duas vezes antes de publicar algo e avaliar se o conteúdo pode trazer alguma consequência ou ser visto por quem não deveria, mesmo que de forma indireta.

4)      Seja sempre transparente

É importante que os colegas conheçam a relação pessoal que existe entre vocês. “Não há nada de errado em ser amigo de alguém que trabalha com você. No entanto, é importante que a equipe saiba para que não gere ruídos em algum momento delicado”, explica o coach.

5)      Resolva as diferenças fora da empresa

Se o desentendimento com um colega for pessoal, o problema deve ser discutido e solucionado fora do ambiente de trabalho. “Não resolva pendências pessoais no trabalho e não deixe que atritos prejudiquem a relação de vocês no ambiente corporativo”, recomenda Villela.