Celebrado em 20 de março, o Dia Mundial da Saúde Bucal engloba campanhas que alertam, principalmente, para prevenção de doenças por meio da boa higiene e visitas constantes aos profissionais de saúde.
Mato Grosso do Sul é o segundo com maior incidência de casos de câncer de boca, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul. A estimativa é que no Brasil há cerca de 15 mil casos de câncer bucal. Considerando uma proporção a cada 100 mil habitantes, 11,54 casos são em homens e 3,93 são mulheres. No Estado, 10,82 casos são em homens. Por isso é importante o diagnóstico precoce de especialistas.
Também é importante destacar o papel de uma boa higiene bucal, que diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais e dentários. É importante ressaltar que as doenças da boca têm relação direta com o fumo, com o consumo de álcool e com a má alimentação.
Entre os problemas mais comuns estão as cáries, lesões, mau hálito, gengivite, placa bacteriana e tártaro. Mas você ainda acha que o dentista detecta apenas problemas dentários? Conheça doenças que podem ser identificadas por esses profissionais na reportagem de Daniela Nahas: