29 de março de 2024 - 04:16

Dia D de vacinação dos estudantes de MS acontece nesta terça-feira

Chegou o Dia “D” da vacinação dos estudantes de todas as redes de ensino de Mato Grosso do Sul. A ação promovida pelo Governo do Estado, por intermédio das Secretarias de Saúde (SES) e de Educação (SED) será realizada nesta terça-feira (07), em 82 escolas da Rede Estadual de Ensino (REE) espalhadas pelos 79 municípios de MS. Em Campo Grande, os secretários Geraldo Resende (Saúde) e Cecília Mota (Educação) e o adjunto da Pasta, Edio Castro, juntamente com o coronel Marcelo Fraiha, assessor militar da SES, participam do Dia “D” na EE Joaquim Murtinho, a partir das 8h.

Lançada no último dia 29 de novembro, a Campanha “Estudante Inteligente Confia na Ciência – Vacine-se!” é uma ação pela vacinação dos estudantes de Mato Grosso do Sul e visa a busca ativa de alunos com 12 anos ou mais, das redes públicas (municipais e estadual) e privada de ensino, dos 79 municípios do Estado que ainda não se vacinaram.

A secretária de Estado de Educação, Cecilia Motta, destacou a importância e a abrangência da ação. “No dia 07 de dezembro teremos a culminância dessa grande campanha com o dia ‘D’ da vacina para os estudantes, não só da rede estadual, mas também das redes municipais e escolas privadas. Teremos, nos municípios, algumas escolas selecionadas como pontos de vacinação. Este é o momento de confiarmos na ciência e buscarmos a vacinação. Contamos com o apoio de todas as famílias”, disse.

Com locais de vacinação em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, a Campanha contará com 82 “postos” situados em unidades escolares da Rede Estadual de Ensino. Campo Grande e Ponta Porã contarão com 03 e 02 locais, respectivamente. Os demais municípios do Estado terão um ponto focal em cada cidade.

Campanha visa a mobilização de todos os estudantes de Mato Grosso do Sul

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a iniciativa representa uma estratégia de parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, na promoção da busca ativa destes alunos. “Nós sabemos que as aulas já estão caminhando para o encerramento do ano letivo, por isso, adotamos esta iniciativa para fazer essa busca ativa tanto nas redes públicas quanto nas redes privadas de ensino. Com a aproximação das festas de final ano, sabemos que muitos pais pretendem viajar para outros municípios, dentro ou fora do Estado, e assim queremos garantir que estes adolescentes estejam protegidos e imunizados contra a Covid-19”, destacou.

Coordenando a campanha, o assessor militar na SES, coronel Marcello Fraiha, lembrou que a vacinação ocorre de forma preventiva. “A vacinação é importante porque é uma maneira de estar prevenido, principalmente, quanto esta nova variante que surgiu no Continente Africano. Lembrando que o imunizante destinado aos adolescentes é o da Pfizer”, disse.

Para a realização do Dia D, a Secretaria de Estado de Saúde irá disponibilizar os imunizantes Pfizer, mediante demanda das secretarias municipais de Saúde, por intermédio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica.

Vacinação

Os alunos que ainda não se vacinaram precisam apresentar os seguintes documentos: CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS), desde que acompanhado pelos pais ou responsável legal. O adolescente que comparecer desacompanhado, deverá apresentar um dos documentos mencionados, além do Termo de Autorização (disponibilizado pelas escolas) assinado pelos pais ou responsável legal.

Clique aqui e confira a relação completa das escolas da REE que receberão as ações do Dia D de Vacinação.

Texto: Vinícius Espíndola (SED)
Rodson Lima (SES)