25 de abril de 2024 - 12:04

Curso gratuito de gestão, produção e elaboração de projetos culturais está com inscrições abertas em Campo Grande

Em um mundo repleto de mudanças e polarização, uma coisa é certa: a arte e a cultura se fazem mais necessárias do que nunca. Por esse motivo, a Produtora Arado Cultural começa a promover ainda neste mês em Campo Grande o curso “O Foco é: Gestão, Produção e Elaboração de Projetos Culturais”. Ele é voltado para jovens artistas, líderes de grupos, participantes de coletivos e de movimentos sociais em início de carreira na área socio-artística-cultural. O curso é fruto de um projeto financiado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Prefeitura Municipal de Campo Grande.

“O objetivo é capacitar um grupo de 30 jovens da cidade e instrumentalizá-los para a produção de projetos em suas comunidades, fazendo com que mais pessoas acessem os recursos nas áreas sociais e da cultura”, afirma Renata Leoni, produtora da Arado Cultural. Segundo ela, o curso terá a duração de 36 horas divididas em 03 módulos seguidos de mais 4 horas de mentoria para quem quiser ter um acompanhamento personalizado.

“Mesmo sabendo da existência de inúmeros cursos com este tema, disponíveis na internet principalmente, nós observamos que esse conteúdo não chega a quem precisa”, explica Renata. “Por isso, como estratégia de acesso, divulgação e fidelização do público-alvo, nós fizemos uma parceria com a CUFA – Central Única das Favelas de Campo Grande – para sensibilização dos jovens a fim de que possam vislumbrar caminhos para a realização de seus sonhos no meio cultural”, complementa a produtora.

O curso é totalmente gratuito e será realizado de maneira presencial na Casa de Ensaio. Ele contará com material específico produzido para que os participantes, além de ter acesso aos conteúdos, possam também registrar suas questões, comentários e anotações, construindo junto com os orientadores, o seu conhecimento, personalizando o material.

A experiência de 10 anos da associação de produtores Arado Cultural com gestão, produção, elaboração e captação de recursos na área da cultura motivou a equipe para a apresentação deste projeto. Na carteira da Arado estão várias realizações na área da dança, entre eles, o Festival Dança Três, a Mostra de Danças Contemporâneas – Cerrado Abierto, O Dancidades – Dança e Cidadania, contemplados em editais nacionais como o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, Edital Rumos Itaú Cultural, Edital Iberescena, entre outros.

“O nosso percurso ao longo de uma década de trabalho nos levou a perceber uma grande carência de capacitações/formações na área, principalmente para os iniciantes, para os quais existem recursos na área cultural por meio dos editais públicos e de empresas”, conta Renata Leoni.

O grande objetivo do projeto é contribuir para o desenvolvimento sociocultural da cidade, já que muitos desses jovens atuam em bairros periféricos e em comunidades. “Acreditamos que com isso, haverá também um impacto econômico pois os recursos, passarão a chegar a outras pessoas, num futuro próximo, contribuindo para a circulação de diversos artistas, grupos e coletivos em outras regiões, afastadas dos centros culturais” finaliza a produtora.

O curso vai ser oferecido nos fins de semana de 27 e 28 de fevereiro e 6, 7, 13 e 14 de março. Mas já no dia 19/02 os inscritos poderão assistir a uma live com o tema “A cultura e a arte no processo de desenvolvimento da cidade” com Andréa Freire e Higor Advenssude – dois profissionais com larga experiência na promoção de projetos culturais no estado.

As inscrições para o curso “O Foco é: Gestão, Produção e Elaboração de Projetos Culturais” estão abertas até o dia 24 de fevereiro e devem ser feitas pelo link: https://bit.ly/2Ni7bWC – mas os interessados devem se apressar, as vagas são limitadas!

Serviço:

“O Foco é: Gestão, Produção e Elaboração de Projetos Culturais”

Live 19/02/2021

Horário: 19h pelo Zoom

Convidados: Andrea Freire e Higor Advenssude

Tema: A cultura e a arte no processo de desenvolvimento da cidade

^Curso e mentoria*

Dias: 27 e 28 de fevereiro | 6, 7, 13 e 14 de março de 2021 (Sábados e domingos)

Horários: 8h30 às 12h30 | 14h às 18h

Local: Casa de Ensaio – Rua Visconde de Taunay, 203 – Bairro Amambaí