27 de abril de 2024 - 00:45

Curso de Técnicas de Leitura acontece esta manhã no auditório do MIS

Campo Grande (MS) – Está sendo realizado na manhã desta sexta-feira, 10 de junho, no Museu da Imagem e do Som (MIS), o Curso de Técnicas de Leitura e Interpretação de Texto, Prosódia (Entonação e Dicção), ministrado por Athayde Alves de Oliveira, profissional da voz, mestre de cerimônias, jornalista e assessor de cerimonial da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei).

O curso aborda temas como a oratória, como dar ênfase a uma oração e eloquência à interpretação; voz, como usar adequadamente esse recurso como um poderoso instrumento de comunicação; pronúncia, como corrigir vícios da fala em público (as expressões e sotaques inadequados) e leitura, técnicas de leitura em voz alta para melhor entendimento.

Segundo o ministrante, Athayde Alves, que tem mais de 45 anos de experiência como profissional da voz, o curso é indicado para pessoas que usam a voz como instrumento de trabalho, como oradores, apresentadores, locutores, professores, religiosos e líderes de grupos. “Não é um curso de oratória. São técnicas de leitura e interpretação de texto. O meu conselho para os profissionais serem bons comunicadores é que saibam ler corretamente, com pontuação e entonação adequada e inflexão desejada para o entendimento de um texto”.

curso de leitura - Athayde Alves

O administrador e cerimonialista José Claudemir da Silva decidiu fazer o curso para melhorar o seu aprendizado com a leitura visando ser um futuro orador. “O curso está sendo muito produtivo, as técnicas são muito viáveis, agrega bastante valor”.

?A professora e funcionária da Assessoria de Projetos da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Ivone Angela dos Santos, pretende aprender mais sobre o tema para melhorar seu desempenho profissional. “Fiz curso de acessibilidade e vou passar esse conhecimento para outras pessoas na Fundação de Cultura. Por isso decidi fazer o curso [de Técnicas de Leitura]”.

?

A estudante de Direito e estagiária em escritório Gabriele Corrêa Bernardi busca aprimorar conhecimentos. “Este curso foi indicado pela advogada com quem trabalho. Os estudantes precisam entender melhor o que se lê. Faço o curso visando melhorar a interpretação de texto, leitura e vou usar para escrever melhor também”.

curso de leitura - Gabriele

O curso vai até ao meio-dia de hoje e cada participante colaborou com um litro de óleo de cozinha que serão usados para assistência social.

Fotos: Edemir Rodrigues – FCMS