24 de abril de 2024 - 00:11

Governo lança programa MS Mais Seguro e anuncia mais de 96 milhões para segurança pública

Campo Grande (MS) – Cumprindo o compromisso de priorizar a segurança pública, o governador Reinaldo Azambuja e o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa e o adjunto, delegado Antônio Carlos Videira, lançam na terça-feira (14), às 7h45 no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande, o programa “MS Mais Seguro”, que garante mais de R$ 96,1 milhões na segurança pública do Estado.

Arrojado e estratégico, este é um dos maiores programas de segurança pública já realizado em Mato Grosso do Sul, que irá priorizar todas as forças e instituições da segurança pública, com investimentos em viaturas como ambulâncias, caminhões guincho, vans, armas curtas e longas, como fuzis, metralhadoras, espingardas e pistolas e equipamentos de salvamento e proteção, como desencarceradores, esguinhos, capacetes e coletes  balísticos.

Ao todo são 78,8 milhões em recursos próprios do Governo do Estado, mais 15,9 milhões do Governo Federal, que foram disponibilizados através do Ministério da Justiça e Cidadania, para investimento na substituição e modernização do sistema de rádio e comunicação da Polícia Militar e da Polícia Civil em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, R$ 1,3 milhões em emendas parlamentares estaduais e mais R$ 30 mil de emendas de parlamentares federais.

Investimentos imediatos

Durante o lançamento do “MS Mais Seguro” que conta com as presenças de prefeitos e vereadores de todo o Estado, o governador e o secretário de Segurança já realizam as primeiras entregas programa. Serão entregues na solenidade R$ 7,5 milhões, que foram investidos nas compras de 230 novas armas e 60 novas viaturas para a Polícia Militar e 14 para o Corpo de Bombeiros.

Das viaturas a serem recebidas pela Polícia Militar, 54 são motocicletas, sendo 19 de 250 cilindradas e 35 de 660 cilindradas, 4 vans e 2 caminhões guinchos, que irão beneficiar diversos municípios do Estado. Os veículos foram adquiridos com recursos das multas de trânsito aplicadas pelos municípios conveniados.

A Polícia Militar recebe ainda 230 novas armas, entre fuzis e espingardas de grosso calibre. São 4 fuzis calibre 7.62, 80 metralhadoras automáticas de calibre .40, 166 espingardas calibre 12 e 60 carabinas semiautomáticas calibre 5.56, que serão enviadas para os grupos especiais da PM e também para alguns municípios de Mato Grosso do Sul, especialmente aqueles localizados na fronteira.

Já o Corpo de Bombeiros irá receber 14 viaturas, sendo 8 Unidades de Resgate, sendo 6 delas para Campo Grande e outras 2 para municípios do interior e mais 6 Auto Bomba Rápidos (ABR), sendo 4 deles para Campo Grande e outros 2 para os municípios do interior.

As Unidades de Resgate são as ambulâncias que o Corpo de Bombeiros utilizam para atendimentos hospitalares de média e alta complexidade, prestado às vítimas de acidentes, infartos, afogamentos, quedas, etc. Já os Auto Bomba Rápidos além dos equipamentos completos para salvamento e resgate terrestre, aéreo e aquático, possuem ainda tanque de água com 2 mil litros de capacidade, para atendimento de princípios de incêndios.

O programa MS Mais Seguro será desenvolvido de agora até dezembro de 2018 e contempla também reforma e modernização de delegacias, pelotões, presídios e Unidades Educacionais de Internação (UNEI’s) de Mato Grosso do Sul.