26 de abril de 2024 - 19:00

Costa Rica pode garantir título inédito nesta quinta-feira no Morenão

Com 16 anos de existência, o Costa Rica pode garantir, já nesta quinta-feira (20) à noite, o título inédito do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Profissional Série A, em pleno Estádio Universitário Pedro Pedrossian (Morenão). A equipe da região Norte do estado, a duas rodadas do fim, lidera de forma isolada o hexagonal final, com 19 pontos e, de modo geral, tem a melhor campanha no Estadual. A competição tem o apoio do Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

A Cobra do Norte visita o Comercial em Campo Grande, às 21 horas, pela nona e penúltima rodada da fase final, e pode pisar no gramado já com o troféu assegurado. Isso porque seus adversários diretos na briga título, Operário e Dourados, ambos com 14 pontos (cinco a menos que o líder), jogam mais cedo, às 15 horas e precisam obrigatoriamente vencer seus compromissos.

O Galo alvinegro enfrenta o Aquidauanense no Morenão e o time douradense recebe o lanterna União/ABC no Estádio Municipal Fredis Saldivar (Douradão). Qualquer empate ou derrota de Operário e Dourados dá o título ao Costa Rica. Já em caso de triunfo dessas equipes, a Cobra do Norte precisa apenas empatar com o Colorado à noite.

Com apenas uma derrota até agora, somadas a primeira fase e a final, a agremiação costa-riquense tem a melhor campanha do Campeonato Sul-Mato-Grossense. Além do único revés, a equipe tem 12 vitórias e três empates. A Cobra do Norte fez do Estádio Municipal Laerte Paes Coelho (Laertã) sua fortaleza. Dentro de casa, o clube não sabe o que é perder: de oito partidas, venceu sete e empatou uma. Com o título antecipado ou não, a equipe do Bolsão pode manter essa invencibilidade em seus domínios na décima e última rodada do hexagonal final, quando recebe o União/ABC.

Até então, o Costa Rica também é dono da melhor defesa, com cinco gols sofridos e o segundo melhor ataque, tendo anotado 29 gols, um a menos que a ofensiva operariana. Destes, 14 (48,3% dos gols) foram marcados pelo atacante Joãozinho, artilheiro disparado da competição e também recordista nesta temporada brasileira, entre todos os campeonatos estaduais e regionais.

A duas rodadas do fim, confira como está a classificação do hexagonal final:

Classificação P J V E D GP GC SG
1 – Costa Rica EC 19 8 6 1 1 15 3 12
2 – Operário FC 14 8 4 2 2 11 8  3
3 – Dourados AC 14 8 4 2 2 8 6  2
4 – EC Comercial 9 8 2 3 3 9 11 -2
5 – Aquidauanense FC 7 8 2 1 5 8 9 -1
6 – CE União/ABC 4 8 1 1 6 6 20 -14

Legenda: P – pontos ganhos; J – jogos disputados; V – vitórias; E – empates; D – derrotas; GP – gols pró/feitos; GC – gols contra/sofridos; SG – saldo de gols

Lucas Castro – Fundesporte
Foto de destaque: Divulgação/Crec