28 de abril de 2024 - 08:21

Coordenadoria Regional de Educação de Naviraí organiza etapa municipal da Conferência Nacional de Educação

A Coordenadoria Regional de Educação CRE-8 de Naviraí que responde pelos municípios de Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru, realizará no dia 05 de Maio das 07:00hs as 11:30hs, no Centro Estadual de Educação Profissional Senador Ramez Tebet, Sede da CRE-8, a etapa municipal da CONAE (Conferência Nacional da Educação).

A Conferência irá reunir profissionais das Redes Estadual, Municipal e Particular de Ensino, estendendo o convite as Universidades e a Sociedade Civil Organizada para acompanharem de perto os trabalhos de avaliação do Documento Base da Conferência enviado pelo Ministério da Educação.

A CONAE é realizada a cada quatro anos e é precedida pela realização de conferências nos municípios, onde são debatidos os eixos temáticos e eleitos os delegados que participarão da etapa estadual, realizada na capital do Estado e, posteriormente, eleitos outros delegados que representarão Mato Grosso do Sul na etapa nacional em Brasília (DF).

O Ministério da Educação (MEC) realizou as orientações gerais para a realização do evento e na sequencia os trabalhos foram assumidos pela Secretaria Estadual de Educação SED/MS, sob a supervisão do Prof. Hélio Daher, que posteriormente delegou para as Coordenadorias Regionais de Educação do Estado a tarefa de organizar a realização da CONAE nos municípios, tematizando a educação escolar, da Educação Infantil à Pós Graduação.

Em 2018 a etapa municipal da CONAE, da região está sob a responsabilidade da Coordenadoria Regional de Educação CRE-8, que irá articular o trabalho e a logística para a realização da Conferência Municipal de Educação em Naviraí.

Para garantir a excelência do evento a equipe da CRE-8 busca garantir as participações de todos os segmentos da educação municipal, para isso, vem trabalhando exaustivamente, desde o mês de março, realizando várias sessões de estudo, avaliando os 8 Eixos Temáticos que serão discutidos em todos os municípios.

Foram dias de estudo e preparo com a preocupação de fazer do momento um marco no estudo e reflexão sobre a educação local e nacional. Convidadas a fazerem parte desse momento, as Secretarias e Gerências Municipais de educação mostraram-se abertas à participação, comprometendo-se a organizarem conjuntamente com a CRE8, reafirmando assim a importância do evento para o fortalecimento da educação nos municípios.

A Coordenadora Regional de Educação, Profª Cleusa Maria Sarturi Pereira, destacou que a Conferência “É um espaço democrático aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional, sendo importante que os trabalhadores da educação aproveitem e valorizem essa oportunidade de construir mais um degrau para uma educação de qualidade”. Avaliou Cleusa Sarturi. (Com informações da CRE-8/Naviraí).