plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

26 de abril de 2024 - 05:45

Concerto na Capital terá como tema composições da artista Lídia Baís

Concentos integram comemorações do centenário da Morada dos Baís. (Foto: Edemir Rodrigues/FCMS/Divulgação)
Concentos integram comemorações do centenário da Morada dos Baís. (Foto: Edemir Rodrigues/FCMS/Divulgação)

O centenário da Morada dos Baís será comemorado com a realização de um concerto inédito, que resgata composições de Lídia Baís. Personagem mais conhecida da família Baís, Lídia se projetou com suas pinturas, algumas delas consideradas bem à frente de sua época, mas a artista também se expressava pela música, tocando, compondo e reunindo músicos ao seu redor.

O maestro Eduardo Martinelli é quem conduziu o processo de resgate das obras musicais de Lídia, gravadas em um aparelho fonográfico antigo, um trabalho minucioso de transcrição, já que não havia partitura. Ele contou um pouco mais desse trabalho singular no programa Bom Dia Campo Grande, da Educativa 104.7 FM.

“A transcrição foi difícil, precisei ouvir várias vezes, o áudio estava deteriorado, foi um serviço de arqueologia”, admitiu Martinelli. No entanto, o maestro reconheceu que valeu a pena o esforço, que o concerto ficou emocionante e que, nas audições, serão utilizados instrumentos musicais da própria Lídia.

“Como os discos gravados não tinham partitura, procuramos fazer uma leitura o mais fiel possível das composições de Lídia. Ela utilizava muito a improvisação, e dizia que a inspiração vinha do céu”, afirmou Eduardo.

Segundo o maestro, a apresentação em homenagem à artista contará com a participação ao piano do músico Júlio Figueiredo, que frequentou a casa de Lídia, na década de 1970, para tocar piano aos domingos. Além de Júlio, participarão do concerto o violonista Renato Oliveira, sobrinho neto de Lídia Baís, e sua esposa, a cantora lírica Luciana Fisher.

Confira a programação do Concerto Lídia Baís:

23/8, às 20h30 – Sesc Morada dos Baís;

29 e 31/8, às 20h – Teatro Prosa Sesc Horto;

A entrada é gratuita, mas é preciso chegar com pelo menos meia hora de antecedência para a retirada dos ingressos, que estão limitados à lotação do espaço, de 236 lugares. O Sesc Morada dos Baís está localizado na Avenida Noroeste, 5140.  O Teatro Prosa, do Sec Horto, fica na rua Anhanduí, 200. Acompanhe a programação no site sesc.ms.

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Allison Ishy, o Bom Dia Campo Grande tem apresentação de Diana Gaúna, Anderson Barão e Bosco Martins e vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h na Educativa 104,7 FM. O programa também pode ser acompanhado pelo Portal da Educativa (na aba Ouça a Rádio).

O ouvinte pode participar ao vivo com perguntas e sugestões por meio do WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail bomdiacampogrande2018@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *