A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul comemora 188 anos neste mês de setembro como a terceira melhor do País, segundo pesquisa divulgada recentemente pelo Jornal O Globo, com índice de aprovação pela sociedade civil bem acima da média nacional. O comandante-geral da PMMS, Renato dos Anjos Garnes, concedeu entrevista especial na manhã desta sexta-feira (15) ao Rádio Livre da FM Educativa e falou sobre esses dados positivos. “Desbancamos algumas polícias que são reconhecidas como é o caso da polícia de Minas Gerais e outras. Mas vamos ainda chegar ao primeiro lugar”, comentou na entrevista.
“Temos feito um trabalho técnico em cima das manchas criminais, trabalhando fortemente em cima do feminicídio com a patrulha Maria da Penha. Temos vários projetos que trabalham a prevenção e a conscientização, a aproximação dos conselhos comunitários, buscando resolver os problemas locais”, afirmou.
Atualmente, o efetivo da Polícia Militar em Mato Grosso do Sul conta com cerca de 5.3 mil homens e mulheres e está prevista a chegada de outros 500 soldados e 20 oficiais que estão em treinamento. “Temos apoio para que possamos manter o profissional motivado, capacitado e cuidando de sua saúde”, afirmou.
Sobre os festejos de aniversário da PM, o comandante destacou: “Dizemos hoje que visamos o futuro nunca esquecendo do passado. São 188 anos de história. Lá na província, no Brasil Império, se fez necessária a criação da nossa polícia militar em virtude de várias mortes que ocorreram na época e, desde então, a PM vem preservando a vida, cuidando do nosso meio ambiente, da saúde do nosso povo e nada mais justo do que nós comemorarmos hoje com grande festa”, afirmou, fazendo referência a outorga das medalhas insígnia do mérito e do mérito policial militar, as duas maiores comendas entregues pela instituição e a realização do Baile da Espada, tradicional comemoração que une civis e militares.
A entrevista pode ser assistida na íntegra pelo canal da Rede E no youtube. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h, pela Educativa FM 104,7 com a apresentação das jornalistas Vivianne Nunes e Eva Regina.