19 de abril de 2024 - 15:49

Com torcida no Morenão, Comerário agita rodada do Estadual de Futebol 2022

Domingo (6) é dia “Comerário”, principal clássico sul-mato-grossense e um dos maiores na história do futebol do Centro-Oeste. A partida é válida pela segunda rodada do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Série A 2022, que também terá outros dois jogos, em Coxim e Rio Brilhante. A competição é fomentada pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte).

Essa partida abre as transmissões do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol pela TV Educativa. Neste domingo (6 de fevereiro), às 15 horas, no Morenão, você pode acompanhar este jogão na tela da Educativa, pelos canais 4.1 (TV Aberta), 15 (Claro TV) e 304 (Sky). No interior, confira o canal da TVE na sua cidade.

O palco para o duelo entre Comercial e Operário, o 196º da história, não poderia ser outro: o tradicional Estádio Universitário Pedro Pedrossian, o Morenão, em Campo Grande. A bola vai rolar a partir das 16 horas. Mais do que a rivalidade em campo, esta é a oportunidade para conquistar os primeiros pontos, já que ambos estrearam o Estadual com derrota. As equipes estão no grupo A.

Os torcedores colorados e operarianos também terão a chance de vibrar e apoiar os times nas arquibancadas do Morenão, após quase dois anos. As últimas quatro edições do clássico aconteceram com portões fechados, em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O público acompanhou o “Comerário” de perto pela última vez no dia 22 de fevereiro de 2020. Na ocasião, o Comercial bateu seu rival por 2 a 0.

Demais confrontos

Mais dois jogos movimentam a segunda rodada no domingo (6), ambos válidos pelo grupo B. Às 15 horas, o Coxim recebe o Aquidauanense no Estádio Municipal André Borges. O Águia Negra estreia na competição às 17 horas no Estádio Municipal Iliê Vidal (Ninho da Águia), em Rio Brilhante, diante do Dourados.

Apesar de liberada a presença da torcida, a capacidade de público nos estádios está limitada a 70%. Além disso, protocolos de biossegurança estão sendo aplicados em todas as partidas do Estadual.

O Estadual 2022 segue o formato de disputa da última edição. Na primeira fase, classificatória, os times se enfrentam em turno e returno até 13 de março, segundo a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS). As três melhores equipes de cada grupo garantem vaga ao hexagonal final. Já os últimos colocados das chaves A e B serão rebaixados.

Na segunda e última fase, não haverá o sistema “mata-mata”, isto é, sem quartas de final, semifinal e final. Os seis classificados jogam entre si, em grupo único, com confrontos de ida e volta, no formato de pontos corridos. Sagra-se campeão o clube que obtiver o maior número de pontos conquistados nesta fase. O campeonato está previsto para terminar em 24 de abril.

Lucas Castro – Fundesporte
Foto de destaque: Franz Mendes