25 de abril de 2024 - 23:51

Com presença do secretário estadual de Saúde, Corumbá ativa 10 leitos de UTI contra Covid-19

O secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, também visitou a barreira sanitária em Corumbá
Prosseguindo com a estratégia de preparar todas as regiões do Estado para atender eventuais pacientes da Covid-19 que venham a necessitar leitos hospitalares e equipamentos, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, participou nesta sexta-feira (8), em Corumbá, da ativação de 10 UTI’s no Hospital da Santa Casa.

A implantação dos leitos de UTI na Santa Casa de Corumbá foi possível por meio de um trabalho conjunto do Governo do Estado, Prefeitura de Corumbá e Ministério da Saúde.  Essa parceria conta com financiamento do Ministério da Saúde e complemento por parte do governo estadual. “Por determinação do governador Reinaldo Azambuja, estamos enviando recursos para todos os hospitais que precisam comprar ou fazer locação de equipamentos para a montagem dos leitos de UTI”, explica Geraldo Resende.

Recursos e equipamentos

Além de todo o suporte técnico e financeiro na montagem de leitos em todas as regiões do Estado, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) disponibiliza aos municípios recursos, materiais e insumos necessários para o combate à Covid-19. No caso de Corumbá, o município já recebeu R$ 2.762.526,50, oriundos do Estado e do Ministério da Saúde, para serem utilizados nas estratégias de combate ao coronavírus.

Do total repassado pela SES a Corumbá, R$ 1.925.906,32 são oriundos do Ministério da Saúde, conforme a Portaria nº 774, publicada no Diário Oficial da União em 9 de abril último; R$ 520.000,00 são referentes a recursos estaduais oriundos de emendas parlamentares pagas pelo Governo do Estado; e R$ 316.620,27 foram destinados pelo Ministério da Saúde conforme a Portaria 480 e acordados na Comissão Intergestora Bipartite (CIB), que reúne todos os secretários municipais de saúde.

Corumbá foi contemplado também com a entrega, pela Secretaria de Estado de Saúde, de 413 frascos de álcool em gel; 4.360 luvas; 200 aventais; 400 máscaras; 3.200 toucas; e 4.152 litros de álcool líquido, para serem utilizados nas unidades de Saúde do Município; a Santa Casa de Corumbá, por sua vez, recebeu mais 12 mil luvas, 10 mil máscaras, 10 mil toucas, 600 litros de álcool, 200 sapatilhas.

“Travamos, com total apoio do governador Reinaldo Azambuja e dos prefeitos e secretários municipais dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, uma luta sem tréguas contra esse inimigo, que é o novo coronavírus. Se contarmos com o apoio da população fazendo a sua parte, que é tomar a vacina do isolamento social, e adotando as demais normas de prevenção como o uso de máscaras, a higienização constante das mãos e do álcool 70, seremos vitoriosos e teremos o menor número de mortes em nosso Estado”, finaliza o secretário Geraldo Resende.

Participaram da solenidade também o prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, o secretário municipal de Saúde, Rogério Leite, a deputada federal Bia Cavassa e o deputado estadual Evander Vendramini. Junto com o deputado estadual e o secretário de Saúde de Corumbá, Geraldo Resende visitou a barreira sanitária montada no município.

Ricardo Minella – Secretaria de Saúde (SES)