plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

26 de abril de 2024 - 07:17

Com imagens em tempo real do interior do coração, aparelho pode ser determinante para vida do paciente

Aparelho de Ecocardiografia Transesofágica Intraoperatória (ETI)(foto: divulgação)

Procedimentos médicos relacionados ao coração sempre trazem preocupação a quem quer que seja. O órgão, fundamental para a vida, é delicado, o que causa apreensão mesmo em procedimentos simples.

Pensando em trazer mais segurança aos pacientes e aumentar o sucesso em cirurgias cardíacas em Campo Grande, o SERVAN adquiriu um aparelho de Ecocardiografia Transesofágica Intraoperatória (ETI). Mais minucioso que o ecocardiograma, ele fornece ao cirurgião informações importantes sobre o aspecto das estruturas cardíacas e as funções do coração, em tempo real, durante a realização da cirurgia.

O ETI é utilizado a partir da introdução de uma sonda esofágica após o início da anestesia geral e da intubação orotraqueal e é mantida até o término da cirurgia, dessa maneira, as imagens são obtidas de forma contínua e ininterrupta, sem interferir no procedimento cirúrgico.

Além disso, com ele, a detecção de defeitos residuais e complicações passíveis de correção é imediata. Dessa maneira, o ecotransesofágico pode ser determinante para salvar a vida do paciente.

Inovação – A aquisição do ecotransesofágico é apenas uma das atitudes que mostram que a equipe Servan busca estar sempre à frente quando se trata da qualidade dos serviços para a área médica de Campo Grande. No início do semestre, três médicos anestesiologistas do seu quadro de associados viajaram à Africa do Sul para uma jornada intensa de aprendizado no Hospital Groote Schur, referência mundial em cirurgias cardíacas. Os médicos dra. Marina Franzim Munhoz, dr. Gustavo Barone Perez e dr. Tiago Torminato Moreira participaram do curso Ecocardiografia Transesofágica Intraoperatória Hands-On.

“Foi uma oportunidade importante de trocar experiências com profissionais de outros países que atuam em nossa área. Isso nos ajuda a melhorar ainda mais nossas habilidades, elevando, assim, o nível de excelência na anestesia cardíaca em Campo Grande, dentro do SERVAN”, pontua o doutor Tiago Moreira. Para a doutora Marina Munhoz foi também um momento de ganhar habilidades técnicas na realização do exame de Ecocardiografia Transesofágica Intraoperatória e ainda na tomada de decisões frente a pacientes em estado grave. Já para o doutor Gustavo Perez, o maior aprendizado foi a possibilidade de acesso a um desenvolvimento tecnológico de ponta em um país com tantos problemas sociais como a África do Sul.

O diretor-executivo do SERVAN, doutor Paulo André Costa Novaes, explica que a participação de médicos associados em cursos internacionais é uma iniciativa recorrente da instituição, há 50 anos. Ele afirma que a capacitação dos médicos anestesiologistas representa mais profissionais prontos para atuarem com tecnologia de ponta em cirurgias de alta complexidade na Capital. “Priorizamos a boa qualidade na assistência médica prestada à sociedade campo-grandense. Para isso, investimos em educação e no avanço da capacitação técnica de nossos profissionais”, pontua.

Sobre o SERVAN

O SERVAN é uma sociedade de anestesiologistas que atua em Campo Grande/MS desde o início da década de 1970.

Formada por sócios médicos anestesiologistas, a instituição atua executando procedimentos anestésicos em cirurgias e exames, em clínicas e hospitais.

O SERVAN possui profissionais formados em escolas médicas e serviços de residência conceituados pelo MEC (Ministério de Educação e Cultura), AMB (Associação Médica Brasileira) e SBA (Sociedade Brasileira de Anestesiologia), e agrega especialistas com diversas titulações e especializações (Doutorado, Mestrado, Dor, Ecocardiografia Transoperatória, Ultrassom em Bloqueios Periféricos e Acesso Venoso, Broncoscopia para Via Aérea Difícil e nas mais diversas sub-especialidades da anestesiologia).

Para saber mais, acesse: www.servan.com.br

Com assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *