28 de março de 2024 - 10:08

Prêmio de gestão: Governador destaca 77 projetos que melhoram prestação de serviços à sociedade

O Governo do Estado realizou nesta segunda-feira (19.11) a cerimônia de entrega do XIII Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública – edição 2018. No evento, que valoriza boas práticas de servidores estaduais, o governador Reinaldo Azambuja destacou a inscrição de 77 projetos que melhoram a prestação de serviço à sociedade.

Seis deles foram vencedores em duas categorias: “Práticas Inovadoras de Sucesso”, para trabalhos que já são realizados; e “Ideias inovadoras Implementáveis”, pré-projetos que podem ser colocados em prática.

“Na administração pública não existem milagres. Fazemos gestão buscando eficiência e resultados. Por isso, é fundamental trazermos para dentro da gestão pública essas boas práticas que melhoram a prestação de serviço aos cidadãos”, afirmou.

Para Reinaldo Azambuja, projetos melhora prestação de serviços à sociedade.

Vencedores

Com seis anos de existência,  o projeto “Cão herói, cão amigo – terapia assistida por cães”, do Corpo de Bombeiros Militar, foi o grande vencedor da categoria “Práticas Inovadoras de Sucesso”. O programa foi idealizado pelo capitão Fábio Pereira de Lima para atender crianças especiais e idosos com terapia feita por cães.

“Desenvolvemos esse trabalho em Campo Grande e Coxim. Temos a perspectiva de expandir para outros polos onde têm o Corpo de Bombeiros Militar”, explicou o capitão. De acordo com ele, cerca de 20 cachorros de diversas raças atendem auxiliam psicólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais em suas atividades com pacientes.

Segundo colocado na modalidade “Práticas Inovadoras de Sucesso”, o supervisor de processos da Gerência de Desenvolvimento Empresarial da Sanesul, Alexandre Troche Nicolau, falou sobre a premiação. “É  extremamente importante porque estamos vivendo uma mudança onde é fundamental implementar na gestão pública práticas com maior eficiência”, afirmou. Ele participou do concurso com o projeto “Sistema de Avaliação de Imagem e Segurança”.

Projeto do HRMS venceu na modalidade “Ideias inovadoras Implementáveis”, que premia projetos que podem ser colocados em prática.

Premiação

Realizado pela Fundação Escola de Governo (Escolagov), o XIII Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública – edição 2018 distribuiu R$ 24 mil para servidores que inscreveram projetos.

Classificados em 1º, 2º e 3º lugares, nas duas modalidades, receberam valores de R$ 6 mil, R$ 4 mil e R$ 2 mil, respectivamente. Todos os participantes que tiveram seus projetos habilitados receberão, posteriormente, certificados de participação. Confira abaixo os vencedores.

• Idéias Inovadoras Implementáveis

1º Lugar: Edson Costa dos Santos
Órgão: Hospital Regional de Mato Grosso do Sul
Projeto: Proposta de implantação de sala de situação com foco na gestão orientada para resultados no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS)

2º Lugar: Amanda Sara Silva Vieira
Órgão: PGE
Projeto: Hackaton de inovação de dados do Governo de Mato Grosso do Sul

3º Lugar: Sofia Rodrigues da Silva
Órgão: Agepen
Projeto: Reintegração social e cidadania do egresso – cursos periódicos de reintegração social e cidadania para o egresso.

• Práticas Inovadoras de Sucesso

1º Lugar: Fábio Pereira de Lima
Órgão: Corpo de Bombeiros Militar
Projeto: Cão herói, cão amigo – terapia assistida por cães – CMB/MS

2º Lugar: Alexandre Troche Nicolau
Órgão: Sanesul
Projeto: SAIS – Sistema de Avaliação de Imagem e Segurança

3º Lugar: Soraia Hungria
Órgão: Secretaria de Estado de Educação (SED)
Projeto: Avaliação institucional externa de Mato Grosso do Sul – AIEMS

Também participaram da cerimônia de premiação o diretor-presidente da Escolagov, Wilton Paulino; os secretários de Estado de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis, de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta, e de Saúde, Carlos Coimbra; os deputados estaduais Beto Pereira, Felipe Orro e Paulo Corrêa; e demais representantes de fundações e autarquias do Estado. Veja a galeria.

Bruno Chaves – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Fotos: Chico Ribeiro