2 de maio de 2024 - 10:01

Coletânea regional de quadrinhos Quebra Torto em destaque Na Cadeira do DJ

O programa Na Cadeira do DJ entrevistou o ilustrador, quadrinista e jornaleiro Daniel Shaman nesta quarta-feira (05/07) na REDE E FM 104.7. Celito Espíndola conversou com ele sobre sua participação na coletânea de quadrinhos “Quebra Torto” e a experiência com quadrinhos independentes.

Daniel Magalhães, mais conhecido como Daniel Shaman, é natural de Rio Verde de Mato Grosso / MS. Ele é bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e tem mais de 10 anos de experiência ensinando Photoshop, Illustrator e técnicas de design no seu estúdio, o Bermuda. Shaman foi um dos vencedores em 2011 do concurso nacional de quadrinhos da editora carioca Multifoco. Em 2019, participou da Artists Alley da Comic Con Experience em São Paulo, capital.

Em 2022, participou da coletânea regional de quadrinhos Quebra Torto, publicação organizada pelo quadrinista Fabio Quill que reuniu autores locais. A coletânea é resultado do edital Rumos do Itaú Cultural. O projeto teve como proposta um processo seletivo de autores locais que passaram por um curso de narrativa com Fabio Quill e, depois da formação, participaram da coletânea com suas produções.

Hoje, Daniel Shaman também é jornaleiro – desde 2019, ele é um dos proprietários da Banca Modular, ponto com mais de 20 anos de história em Campo Grande. A banca era o ponto mais tradicional de trocas de figurinhas da cidade e agora é também uma referência para quadrinhos independentes regionais e de outros estados.

O Quebra Torto

O Quebra Torto é uma coletânea de histórias em quadrinhos cujo pré-lançamento aconteceu na CCXP 2022. A obra conta com seis histórias de 20 páginas cada e de diversos gêneros. Nesta coletânea de quadrinistas do Mato Grosso do Sul, acompanhamos a experiência das conexões humanas em suas mais diversas expressões. Quebra Torto, assim como sugere o nome, é um banquete de estilos e ideias que somam e alimentam a imaginação.

Selecionado pelo Rumos Itaú Cultural 2019-2020, o projeto do quadrinista Fabio Quill traz, além de uma história do próprio Quill, outras cinco autores e autoras do Mato Grosso do Sul: Grippho, Anderson Barboza, Neiton Benites, Marina Duarte e Daniel Shaman.

A HQ é a segunda publicação da editora sul-mato-grossense Hámor. Você encontra a Quebra Torto para compra na Banca Modular, localizada na esquina da Rua Antônio Maria Coelho com a 25 de dezembro.

Confira a entrevista na íntegra no podcast do programa no Spotify da Rede E MS:

Foto em destaque: Kelly Ventorim.

Sintonize – Apresentado por Celito Espíndola e com produção de Gilson Espíndola e Daniel Rockenbach, o programa Na Cadeira do DJ vai ao ar às segundas, terças e quartas-feiras, das 12h às 13h, na REDE E FM 104.7, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa ou entre os podcasts da Rede Educativa MS no Spotify. O programa Na Cadeira do DJ também está no Instagram e no facebook.