plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

26 de abril de 2024 - 04:48

Cerimônia de abertura do Integra UFMS marca realização de um sonho

A cerimônia de abertura oficial do Integra UFMS foi realizada ontem à noite, no Teatro de Glauce Rocha, em Campo Grande. A solenidade contou com presença de Pró-reitores, Diretores das Unidades Setoriais da Universidade, além de autoridades e alunos.  O Integra UFMS é o maior evento científico da UFMS e do Estado.  

Em seu discurso, o reitor da UFMS, professor Marcelo Turine, falou sobre a importância de integrar a universidade com a sociedade. “O Integra UFMS é a realização de um sonho. Queríamos uma Universidade mais inclusiva, mais transparente, mais próxima da sociedade e integrada a ela. A educação e o conhecimento são pilares que transformam realidades”. 

A vice-reitora da UFMS, professora Camila Ítavo, parabenizou a todos que ajudaram na realização do Integra UFMS e ressaltou que a integração é o caminho para construir novos horizontes para Universidade.  

“Tínhamos desde o início de nossa gestão a vontade de unir e integrar todas as áreas de conhecimento da universidade para que a sociedade veja o que está sendo feito aqui e possa, a partir disso, incorporar os avanços que a UFMS produz diariamente. O Integra UFMS é, portanto, a realização de um objetivo muito maior que diz respeito a função social da universidade”, avaliou Ítavo. 

O Secretario de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck comentou que o Integra UFMS é um importante evento, pois, além de estabelecer uma ponte entre a universidade e a sociedade, o encontro permite a transformação dos alunos. “Quando nós apresentamos um problema para nossos alunos, com ajuda dos professores, eles conseguem encontrar soluções para situações que pareciam impossíveis. Então, a integração é fundamental. Por isso, com o Integra UFMS, a universidade está integrando, professores, alunos e a sociedade para pensem essas soluções. A UFMS está de parabéns”, disse Verruck.  

Também esteve presente na ocasição, o Diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT),  Profº Márcio de Araújo 

Durante cinco dias, o Integra UFMS espera receber 10 mil pessoas, entre estudantes da rede estadual de ensino, visitantes, avaliadores, entre outros. O evento promove a integração de todas as áreas que compõem as atividades-fim da Universidade: o Ensino, a Pesquisa, a Extensão e a Inovação, além da integração com o Ensino Médio, de modo a potencializar a educação, a ciência e a tecnologia na transformação dos alunos e da sociedade 

Para tanto, serão integrados no mesmo evento a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETEC-MS) e os encontros dos programas Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), de Educação Tutorial (PET) e de Extensão Universitária (ENEX), e ainda Encontro de Empresas Juniores da UFMS. Ao todo mais de 900 trabalhos serão apresentados no Estádio Moreninho das 8h às 18h. Estarão envolvidos na atividade mais de 600 professores e cerca de 2200 alunos do ensino fundamental, médio e superior. 

Evento 

A organização do INTEGRA UFMS representa uma alteração significativa na estratégia da UFMS em relação à organização de encontros institucionais, conjugando um esforço para a integração de setores distintos da UFMS na viabilização de grandes eventos. A Coordenação Geral do encontro está a cargo do Prof. Ivo Leite, do Instituto de Química, também responsável nos últimos anos pela organização da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETEC-MS). 

O INTEGRA UFMS abre o calendário de eventos preparatórios da Universidade na organização da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), maior e principal evento científico do país, que a UFMS sediará em julho de 2019, o que inclui visitas técnicas da SBPC e órgãos de fomento para verificação da estrutura e da organização. 

Informações detalhadas do evento podem ser encontradas no site: integra.ufms.br. 

FONTE: UFMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *