plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Cartão SUS está entre facilidades disponíveis no MS Digital

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Nem todo mundo tem o hábito de carregar consigo o cartão do Sistema Único de Saúde, essencial para que o cidadão tenha acesso integral, universal e gratuito aos atendimentos de saúde, entre eles o acesso às campanhas de imunização.

Com o início da campanha da vacinação contra a Covid-19 para grupos prioritários em todo País, surgem diversas dúvidas sobre quais documentos são necessários na hora de receber o imunizante.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), basta o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) no momento da vacinação, porém, se o cidadão tiver o CNS (Cartão Nacional de Saúde), também conhecido como o Cartão SUS, terá agilidade no atendimento.

Além de facilitar o acesso ao histórico do paciente na rede pública de saúde, o Cartão SUS permite que seja feita a identificação, controle, segurança e monitoramento adequado das pessoas que receberam as doses. Isso evita a duplicidade de vacinação, e também permite o registro de qual vacina a pessoa tomou, o lote, o produtor e o tipo de dose que foi aplicada.

Mesmo não sendo obrigatório, quem quiser providenciar o Cartão SUS antes de se vacinar, pode deixar salvo no celular. O aplicativo MS Digital permite ao usuário consulte a versão online do cartão SUS.

Para ter acesso é muito simples, basta ter um celular com acesso a internet, e o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física). Após baixar o MS Digital nas lojas virtuais e efetuar o cadastro de novo usuário, basta acessar “Saúde”, escolher a opção “Cartão SUS Online”, inserir o CPF, e salvar a informação se quiser que o app memorize os dados.

Ao clicar em continuar, o cartão do usuário será gerado na tela. Vale destacar que um mesmo usuário pode consultar o cartão SUS de outros membros da família, podendo auxiliar aquela pessoa que não tem tanta intimidade com a tecnologia.

O Aplicativo

Disponível nas lojas virtuais multiplataforma, o MS Digital foi desenvolvido para reunir o máximo de serviços públicos ocupando pouco espaço nos aparelhos celulares. A ferramenta ocupa apenas 32 MB de armazenamento nos aparelhos de celular.

Desenvolvido pela Superintendência de Gestão da Informação (SGI), o MS Digital conta com 80 serviços ativos e 16 mil usuários cadastrados. De acordo com o coordenador de sistema de informação e conteúdo, Sandro Chacha, desde seu lançamento a ferramenta passa por aprimoramento contínuo e não há um limite de serviços a serem disponibilizados na plataforma, desde que simplifiquem a vida do cidadão sul-mato-grossense

Mireli Obando, Subcom

Foto: Saul Schramm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.