26 de abril de 2024 - 14:42

Capital amplia faixa etária de vacina bivalente contra Covid-19

Imunização com vacina bivalente na Capital. Foto: PMCG

A Prefeitura de Campo Grande ampliou a faixa etária e os locais para aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19. O imunizante já está disponível para pessoas de 80 anos ou mais em 51 unidades básicas e de saúde da família.

Conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, a vacina Bivalente é indicada para as pessoas que tenham recebido a última dose da vacina contra a Covid-19 há pelo menos quatro meses e estejam com o esquema vacinal básico completo. Ou seja, tenham tomado ao menos a primeira e segunda dose.

A Secretaria Municipal de Saúde adotou a estratégia de iniciar a imunização pelos idosos, avançando por faixa etária. Os demais públicos serão atendidos a medida em que novas doses forem enviadas pelo Ministério da Saúde.

Até o momento 311 pessoas foram vacinadas em Campo Grande com a dose bivalente.

Consideradas de segunda geração, as vacinas bivalentes protegem contra a variante original do novo coronavírus e contra as últimas subvariantes da Ômicron. Esta última é mais transmissível, porém mais branda, com o vírus se concentrando na garganta e não atingindo os pulmões. A variante original é menos contagiosa, porém mais perigosa e mais mortal.

Os imunizantes bivalentes terão frascos na cor cinza para facilitar a identificação. As vacinas da Pfizer usam a tecnologia do RNA mensageiro, em que uma parte da proteína spike, responsável pela fixação do vírus nas células, é injetada para estimular a produção de anticorpos.

Onde encontrar a vacina?

USF Paulo Coelho Machado
UBS Pioneira

Demais públicos

A vacinação segue disponível para crianças de seis meses a menores de 1 anos sem comorbidades, crianças de 1 a 2 anos com comorbidades e pessoas de 03 anos ou mais, bem como aquelas que precisam tomar as doses de reforço.

As doses de reforço devem ser tomadas conforme indicação para cada imunizante e público, seguindo um intervalo de 28 dias a quatro meses, conforme calendário pré-estabelecido pela Sesau.

A aplicação da segunda dose de reforço (quarta dose) está liberada para todas as pessoas com 18 anos ou mais, vacinadas com a terceira dose há pelo menos quatro meses.

Caso haja dúvida sobre a data para aplicação do reforço basta acessar o carteirinha digital disponível no site: vacina.campogrande.ms.gov.br.

Durante a semana, a vacinação é os testes para detecção da Covid-19 são disponibilizados nas 74 unidades básicas e de saúde da família, seguindo cronograma da Sesau.