19 de abril de 2024 - 12:14

Diretor do Inmetro/MS quer levar fiscalizações ao interior

O Rádio Livre, transmitido ao vivo nesta sexta (17 de fevereiro) pela 104,7 FM Educativa, entrevistou o diretor-presidente da Agência Estadual de Metrologia – Inmetro, Marcos Henrique Derzi, que apresentou os desafios do órgão para os próximos anos.

Autarquia que executa todos os serviços do Inmetro por meio de convênio com o Governo federal, a Agência Estadual de metrologia faz a análise de medidas e segurança de todos os tipos de produtos, dos naturais aos industrializados.

Segundo Marcos Derzi, a meta é intensificar fiscalizações e regionalizar a agência, levando seu trabalho para as nove regiões do Estado, tornando as análises e fiscalizações mais ágeis.

Para isso, de acordo com o diretor-presidente da AEM, é necessário estabelecer parcerias que já estão sendo avaliadas pelas universidades públicas e com os municípios.

“Queremos estender os serviços ao interior, realizar a montagem de laboratórios regionais e o desenvolvimento de novas tecnologias de pesquisa. Também consideramos importante a formação e capacitação, inclusive em nível superior, projeto já apresentado para os reitores”, explicou Derzi.

Fiscalizações

Derzi garantiu que Agência Estadual de Metrologia voltará a intensificar fiscalizações em estabelecimentos comerciais e industriais. A intenção é renovar parcerias com os Procons e aumentar o poder de fiscalização dos órgãos.

Confira a entrevista completa no Rádio Livre desta sexta:

Fotos: José Habyner