Atleta de MS é professor de inglês na rede pública de ensino e único representante do Centro Oeste na seletiva que acontecerá em Amparo (SP)
Campo Grande (MS) – O professor de inglês Lindomar Lacerda, atleta de Hóquei sobre patins em linha (Hockey Inline), está de malas prontas para a grande seletiva na corrida por uma vaga na Seleção Brasileira que vai disputar o Campeonato Mundial na Alemanha. A seletiva está marcada para os dias 25 e 26 deste mês em Amparo (SP)
Lindomar se dedica ao esporte e treina sozinho no Rádio Clube e agora, como único representante do Centro Oeste, espera chegar à competição internacional. Ele está em busca de patrocínio e espera poder, se obtiver sucesso, popularizar o esporte em Mato Grosso do Sul. “Conseguindo entrar na Seleção Brasileira, minha ideia é popularizar o esporte e montar uma escolinha para atender crianças carentes aqui em Campo Grande”, diz o atleta.
Lindomar vai enfrentar dois dias de exercícios intensos de patinação, jogos e preparação física para formação da Seleção Brasileira Masters e de Veteranos. Ele vai concorrer com atletas de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Lindomar tem se dedicado ao esporte, que exige muita disciplina e condicionamento físico. Para estar fisicamente preparado participa de vários campeonatos. Para se manter competitivo, chegou a montar um time com jogadores de outros estados. Os atletas são de faixa acima dos 35 anos.
O Hockey Inline
O Hóquei sobre patins em linha é um esporte de equipe, disputado em quadras, de forma similar ao do Hóquei no gelo, mas em áreas menores. Os jogadores usam patins em linha e podem alcançar velocidades significativas.
O objetivo na disputa é fazer mais gols jogando um disco de plástico de 2,5 cm de grossura e 10 de diâmetro, e de cerca de 100g de peso chamado de “puck”. Um gol é obtido quando o disco entra nas balizas situadas nas extremidades da quadra. Os jogadores podem controlar o disco usando o “stick” (bastão) e também podem voltar a bater o disco com o patim (mas não fazer gol). Só é permitido usar a mão para cortar passes aéreos e sem criar uma oportunidade clara de gol.
São jogados 4 tempos de 12 minutos. Cada equipe tem direito a um Tempo Morto (timeout) de um minuto a cada dois. No caso de empate, são realizadas cobranças de pênaltis.
No Hóquei em linha, o time é formado com 4 jogadores (em vez dos 5 usados no gelo) e um goleiro em campo. Há diferenças em relação ao Hóquei no gelo. Geralmente é jogado sem contato, que só é permitido com o jogador que controla o disco. Nessa modalidade os jogadores tendem a ter mais tempo com o disco e o jogo é mais livre e corrido.
(Edmir Conceição)