Campo Grande terá cinco dias de calor intenso, com temperatura de 41ºC, um desvio de cinco graus acima da média. O sol predomina neste domingo em Mato Grosso do Sul, sem previsão de chuva. O Estado ainda enfrenta o fogo no Pantanal

Estima-se que a onda de calor perdure por toda semana. De acordo com os institutos de Meteorologia, a massa de ar seco deve perder força a partir do dia 11. Em todas as regiões do Estado as temperaturas estão cinco graus acima da média. O Inmet apura a média com base nos picos de calor por período de três a cinco dias. Assim, as temperaturas máximas na Capital serão de 41° neste domingo, 40° na segunda-feira e terça-feira, 41° na quarta-feira e 40° na quinta-feira. Em Coxim os termômetros marcam 44°C (veja no mapa).

O Inmet emitiu aviso de alerta laranja, que indica situação de emergência em relação às temperaturas extremas e à baixa umidade relativa do ar. Essa situação afeta o meio ambiente e aos humanos. Todas as pessoas estão sujeitas a ter complicações de saúde devido ao forte calor e falta de umidade no ar.
O índice ideal é acima de 60%, segundo recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS), mas a população já vem respirando ar com menos de 20% de umidade há algum tempo. E o ar seco vem acompanhado da fumaça, provocada pelas queimadas. Mato Grosso do Sul ainda enfrenta os incêndios no Pantanal.
Confira no mapa a previsão do tempo para todas as regiões do Estado: